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Inclusão de alunos com deficiência na escola
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Palavras-chave

Inclusão
Educação Física
Aluno
Escola

Como Citar

SALLES, William das Neves; ARAUJO, Dorival; FERNANDES, Luciano Lazzaris. Inclusão de alunos com deficiência na escola: percepção de professores de educação física. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 4, p. 1–21, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i4.8643430. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8643430. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo é investigar como professores de Educação Física escolar percebem a inclusão de alunos com deficiência e quais estratégias utilizam para promover esta inserção em suas aulas. Conduziram-se entrevistas semiestruturadas com três professores de Educação Física pertencentes a escolas públicas de Florianópolis. De maneira geral, foi ressaltado que a sociedade e a própria instituição escolar têm refletido atitudes positivas em relação à inclusão, mas ainda há carência de políticas públicas mais efetivas para sua efetivação nas escolas, bem como necessidade de auxílio de profissionais de outras áreas e promoção mais frequente de atividades de formação continuada. Em relação às estratégias utilizadas para promover a participação, relacionamento interpessoal e/ou inclusão de todos os alunos nas aulas, os professores revelaram utilizar muita conversa, além de promoverem adaptações nas atividades, com o intuito de que todos consigam participar, se relacionar e aprender. Para aprofundar a compreensão sobre o processo de inclusão em aulas de Educação Física, é necessário realizar estudos com mais professores, que estejam em diferentes etapas de sua carreira profissional, atuando em diferentes níveis de ensino, tanto em instituições públicas quanto privadas.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i4.8643430
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