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Educação e lazer
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Palavras-chave

Educação
Lazer
Plano Nacional de Educação (Brasil)
Base Nacional Comum Curricular
Políticas públicas

Como Citar

SILVA, Luciene Ferreira da. Educação e lazer: reflexões sobre o PNE e a BNCC à luz da pedagogia histórico crítica. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021030, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8660872. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660872. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Objetivo: A Educação e o lazer na sociedade capitalista neoliberal se apresentam como práticas restritas para a classe trabalhadora. Este artigo versa sobre a educação, o lazer, o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024) e a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, buscando refletir sobre os espaços políticos de atuação, neste momento histórico, considerando as urgências decorrentes das mudanças na organização do trabalho, na economia e na política, no Brasil. A Educação dualista favorece a formação dos estudantes dos estratos menos empobrecidos e desfavorece a educação para e pelo lazer na escola e fora dela, para os estudantes da classe trabalhadora. Os trabalhadores não são educados para o lazer e nem para reivindicar a participação social em programas de lazer. Metodologia: O materialismo histórico-dialético foi utilizado para conhecer a dialética do real, a partir da realidade social, por meio da práxis. Os procedimentos da pesquisa pautaram-se por revisão bibliográfica e análises documentais. Resultados: Os resultados mostram o avanço das políticas neoliberais, com desestruturação do trabalho que impacta a sociedade como um todo. Considerações finais: As metas e estratégias do PNE se perdem na BNCC, mas podem ser abordadas a partir da Pedagogia Histórico Crítica, como teoria educacional crítica não reprodutivista, corroborando para o processo de transformação necessário, da organização social vigente, para viabilizar a educação e o lazer de qualidade para a classe trabalhadora.

 

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8660872
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