As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens

Autores

  • Leila Cristina Borges da Silva Universidada Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v2i2.1080

Palavras-chave:

Práticas. Leitura. Escrita.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo conhecer os diferentes personagens que comigo mediavam o acesso das crianças em relação às práticas de leitura e escrita. A pesquisa foi realizada na sala de aula, onde atuei como professora, compartilhando com Vygostky (1984) que, para se entender algo (neste caso, as práticas de leitura e escrita) é necessário estudá-lo nas dinâmicas das relações, mergulhada no processo, ou ainda, no movimento. Tendo como referencial teórico os estudos da história cultural (CHARTIER: 1996; HÉBRARD; 1996; FRAISSE: 1997), debrucei-me sobre os modelos históricos que circunscrevem as práticas de leitura e escrita, reconhecendo os vestígios acerca destas apropriações, pelos sujeitos dentro e fora da escola. Através dos relatos das crianças e da família, fui apurando meu olhar para os mediadores envolvidos neste processo: a oralidade, a materialidade do livro e a imagem. No percurso deste trabalho, observei ainda que as crianças respondem ao modelo escolar, burlando-o, apropriando-se das práticas de leitura e escrita de modo singular e compartilhado ao mesmo tempo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Cristina Borges da Silva, Universidada Estadual de Campinas

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

BOURDIEU, Pierre. A leitura: uma prática cultural. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger Chartier. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Da escrita no cotidiano à escrita escolar: Leitura, Teoria e Prática. v. 11, n° 20, dez: 1992.

CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano1: Artes de Fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

CHARTIER, Anne e HEBRÁRD, Jean. Discursos sobre a leitura. São Paulo: Ática. 1995.

CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.

FRAISSE, Emmanuel. et al. Representações e imagens da leitura. São Paulo: Ática. 1997.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professores. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 1997.

FURNARI, Eva. Zuza e Arquimedes. Coleção Ponto de Encontro. Edições Paulinas, 1990.

GIARD, Luce. História de uma pesquisa. In: CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano1: Artes de Fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

GUINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: O Cotidiano e as Idéias de um Moleiro Perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

HÉBRARD, Jean. O autodidatismo exemplar: como Jamerey Duval aprendeu a ler? In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

MARIN, Louis. Ler um quadro: Uma carta de Poussin em 1639. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

POMPOUGNAC, Jean Claude. Relatos de Aprendizado. In: FRAISSE, Emmanuel et al. Representações e imagens da leitura. São Paulo: Ática, 1997.

SILVER, Maggie. Quem mora aqui? Eko, 1994.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamente. A criança na fase inicial da escrita, a alfabetização como processo discursivo. S. Paulo. Cortez : Campinas, SP, UNICAMP, 1988.

SOARES, Magda B. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: FCC nº 52, Fevereiro, 1985.

SOARES, Magda B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2009-01-08

Como Citar

SILVA, L. C. B. da. As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 193–207, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i2.1080. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1080. Acesso em: 27 jan. 2021.