As implicações da educação física no âmbito escolar

Autores

  • Giani Peres Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v2i2.1082

Palavras-chave:

Educação. Educação física. Formação de professores/as.

Resumo

Este artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e marginalidade desse componente frente à hierarquia dos saberes escolares. Discute ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca realçar alternativas viáveis para a conscientização dos/as futuros/as profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de um/s determinado/s componente/s em detrimento de outros. 

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Biografia do Autor

Giani Peres, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

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Publicado

2009-01-08

Como Citar

PERES, G. As implicações da educação física no âmbito escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 231–243, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i2.1082. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082. Acesso em: 27 jan. 2021.