Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial

  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Universidade Federal de São Carlos
  • Márcia Regina da Silva Centro Universitário Barão de Mauá
  • Carlos Roberto Massao Hayashi Universidade Federal de São Carlos
  • Amarílio Ferreira Júnior Universidade Federal de São Carlos
  • Leandro Innocentini Lopes de Faria Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Competência informacional. Análise bibliométrica. Informação para educação. Educação especial.

Resumo

No atual contexto da sociedade do conhecimento, os saberes produzidos pelas transformações tecnológicas tornam-se mais acessíveis através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Fundamentadas nos princípios da interdisciplinaridade e na superação da visão fragmentada do conhecimento e com base em pesquisas concluídas nas áreas de Educação e Educação Especial foram identificadas as competências informacionais necessárias para a gestão de informações científicas e tecnológicas. As pesquisas utilizaram metodologicamente a análise bibliométrica para avaliar: a produção científica brasileira na base de dados Francis do INIST/CNRS, França; e a produção científica dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar. Utilizou-se o quadro teórico composto dos históricos da Educação e Educação Especial no Brasil; da abordagem sociológica da comunidade científica; dos aspectos conceituais sobre banco de dados e estudos bibliométricos; da revisão de literatura sobre competências informacionais. A análise dos dados obtidos nas pesquisas e a reflexão a partir do quadro teórico utilizado permitiram identificar as competências e habilidades na realização dessas pesquisas: contexto de produção da informação; realizar operações de acesso, busca, avaliação, seleção e recuperação das informações; domínio de ferramentas automatizadas para reformatação e importação de dados, análise e síntese das informações; habilidades para validação, comunicação e disseminação dos resultados. 

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Biografia do Autor

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos
Professora adjunto do Departamento de Ciência da Informação/Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.
Márcia Regina da Silva, Centro Universitário Barão de Mauá
Bibliotecária chefe do Centro Universitário Barão de Mauá
Carlos Roberto Massao Hayashi, Universidade Federal de São Carlos
Professor assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos
Amarílio Ferreira Júnior, Universidade Federal de São Carlos
Professor adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos
Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos
Professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado
2008-12-15
Como Citar
Hayashi, M. C. P. I., Silva, M. R. da, Hayashi, C. R. M., Ferreira Júnior, A., & Faria, L. I. L. de. (2008). Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial. ETD - Educação Temática Digital, 7(1), 11-27. https://doi.org/10.20396/etd.v7i1.592

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