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Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial
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Palavras-chave

Competência informacional. Análise bibliométrica. Informação para educação. Educação especial.

Como Citar

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; SILVA, Márcia Regina da; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; FERREIRA JÚNIOR, Amarílio; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de. Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 11–27, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i1.592. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/592. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No atual contexto da sociedade do conhecimento, os saberes produzidos pelas transformações tecnológicas tornam-se mais acessíveis através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Fundamentadas nos princípios da interdisciplinaridade e na superação da visão fragmentada do conhecimento e com base em pesquisas concluídas nas áreas de Educação e Educação Especial foram identificadas as competências informacionais necessárias para a gestão de informações científicas e tecnológicas. As pesquisas utilizaram metodologicamente a análise bibliométrica para avaliar: a produção científica brasileira na base de dados Francis do INIST/CNRS, França; e a produção científica dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar. Utilizou-se o quadro teórico composto dos históricos da Educação e Educação Especial no Brasil; da abordagem sociológica da comunidade científica; dos aspectos conceituais sobre banco de dados e estudos bibliométricos; da revisão de literatura sobre competências informacionais. A análise dos dados obtidos nas pesquisas e a reflexão a partir do quadro teórico utilizado permitiram identificar as competências e habilidades na realização dessas pesquisas: contexto de produção da informação; realizar operações de acesso, busca, avaliação, seleção e recuperação das informações; domínio de ferramentas automatizadas para reformatação e importação de dados, análise e síntese das informações; habilidades para validação, comunicação e disseminação dos resultados. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i1.592
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