Contribuições teóricas para uma revisão dos princípios e práticas da representação do conhecimento

  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal do Paraná
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná
  • Sônia Maria Breda Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Representação do conhecimento. Organização do conhecimento.

Resumo

Estudo sobre os aspectos lingüísticos de representação do conhecimento. Objetiva discutir os fundamentos teóricos da organização do conhecimento, em suas bases lingüísticas e culturais e elementos de representação, relacionando a teoria da interação verbal de Bakhtin com os princípios e práticas da representação do conhecimento. Fundamenta-se no pressuposto de que os princípios de representação não podem ser reduzidos às disciplinas e práticas que para elas contribuem. A partir das reflexões de Bakhtin, em Marxismo e filosofia da linguagem, são analisados quatro aspectos por ele apontados. O primeiro refere-se à interação entre interlocutores, fundamental para a comunicação e princípio fundador da linguagem. O segundo diz respeito à dependência do sentido do texto e da significação das palavras à relação entre sujeitos, sentido e significação construídos na produção e na interpretação dos textos pelos sujeitos. A precedência da intersubjetividade sobre a subjetividade é o terceiro aspecto observado, pois é na relação entre os interlocutores que se constroem os sujeitos produtores do texto. O quarto aspecto, a dupla noção de sociabilidade, é explorado pela análise da relação entre sujeitos ou interlocutores que interagem e a dos sujeitos com a sociedade. Esses aspectos compõem um processo decisivo para o diálogo ou interlocução entre vozes intermediadas pela percepção de mundo de cada um dos envolvidos, criando espaços de flexibilização intervenientes nos fundamentos teóricos sobre a organização e representação do conhecimento. Nessa direção, apontam-se caminhos e práticas, materializados em instrumentos resultantes da valorização dos elementos culturais, cognitivos, éticos e estéticos presentes no contexto de uma determinada sociedade ou comunidade. 

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Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal do Paraná
Professora Titular do Departamento de Ciência e Gestão da Informação Universidade Federal do Paraná.
Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná
Professora Adjunta do Departamento de Ciência e Gestão da Informação Universidade Federal do Paraná.
Sônia Maria Breda, Universidade Federal do Paraná
Professora Assistente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação Universidade Federal do Paraná Fone: 41 3360-4427

Referências

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Publicado
2008-12-15
Como Citar
Bufrem, L. S., Silva, H. de F. N., & Breda, S. M. (2008). Contribuições teóricas para uma revisão dos princípios e práticas da representação do conhecimento. ETD - Educação Temática Digital, 7(1), 28-38. https://doi.org/10.20396/etd.v7i1.593