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Educação e a questão do (sub)desenvolvimento brasileiro
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Palavras-chave

Desenvolvimento. Educação. Particularidade histórica.

Como Citar

MOREIRA, Luciano Accioly Lemos. Educação e a questão do (sub)desenvolvimento brasileiro. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 78–95, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i1.597. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/597. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Analisamos nesse artigo, as implicações e os limites da proposta para o desenvolvimento do Brasil nos anos 90 do século XX. À luz da perspectiva ontológica marxiana, nos detivemos na reflexão das políticas educacionais do governo brasileiro, e em alguns projetos desenvolvidos pelas Nações Unidas. Esses corpos legais apontam saídas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, através de um outro modelo de formação escolar. Confrontamos o modelo de desenvolvimento defendido pelos objetos em análise com a compreensão crítica e particular da formação histórica do Brasil. Dessa forma, concluímos que há incongruências nesse projeto, pois sua proposta não supera o lugar subordinado do Brasil frente aos países avançados do capital. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i1.597
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Referências

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