Considerações sobre a proposta educativa de prevenção da AIDS em locais de trabalho da Coordenação Nacional de DST/AIDS (CN - DST/AIDS) do Ministério da Saúde

  • Luís Marcelo Alves Ramos Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Helena Salgado Bagnato Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Prevenção da AIDS. AIDS e trabalho. Educação em saúde. Educação, saúde e trabalho. Avaliação.

Resumo

O artigo aborda a proposta educativa para a prevenção da AIDS em locais de trabalho editada em 1998 pela Coordenação Nacional de DST/AIDS / Ministério da Saúde. Num primeiro momento, traz a descrição sintética das principais idéias contidas no documento. Em seguida, apresenta as considerações dos autores a essa proposta a partir de análises críticas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Marcelo Alves Ramos, Universidade Estadual de Campinas
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Docente na UNOPEC - Sumaré.
Maria Helena Salgado Bagnato, Universidade Estadual de Campinas
Enfermeira Docente e Pesquisadora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora do PRAESA - FE / UNICAMP

Referências

ALVES RAMOS, Luís Marcelo. Atividades de Educação em Saúde para prevenção da AIDS no local de trabalho: análise crítica de um estudo de caso. 2002. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

BAGNATO, Maria H. S. Educação Continuada na área de saúde: uma aproximação crítica. In: BAGNATO, Maria H. S.; COCCO, Maria I. M.; DE SORDI, Mara R. L. Educação, Saúde e Trabalho: antigos problemas, novos contextos, outros olhares. Campinas, São Paulo: Alínea, 1999. Cap. 6. p. 71-98.

BRASIL. Ministério da Saúde / Coordenação Nacional de DST/AIDS. Manual de diretrizes técnicas para elaboração e implantação de programas de prevenção e assistência em DST/AIDS no local de trabalho. Brasília: MS/CN-DST/AIDS, 1998. Disponível em: http://www.aids.gov.br/prevencao/man_diretriz/capa_indice.htm. Acesso em: 21 jan. 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde / Coordenação Nacional de DST/AIDS / Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Projeto “Comportamento sexual da população brasileira e percepção do HIV/AIDS”. Relatório de Pesquisa. Brasília: MS/CN-DST/AIDS/CEBRAP, set. 2000. Disponível em: http://www.aids.gov.br/cebrap/relatorio_pesquisa_cebrap.htm. Acesso em: 18 jan. 2001.

Publicado
2008-12-05
Como Citar
Ramos, L. M. A., & Bagnato, M. H. S. (2008). Considerações sobre a proposta educativa de prevenção da AIDS em locais de trabalho da Coordenação Nacional de DST/AIDS (CN - DST/AIDS) do Ministério da Saúde. ETD - Educação Temática Digital, 4(1), 1-9. https://doi.org/10.20396/etd.v4i1.610

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)