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Educação popular na América Latina no novo milênio: impactos do novo paradigma
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Palavras-chave

Educação popular. Tendências. Fundamentos. Áreas temáticas. Práticas e inovações.

Como Citar

GOHN, M. da G. Educação popular na América Latina no novo milênio: impactos do novo paradigma. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 53–77, 2008. DOI: 10.20396/etd.v4i1.613. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/613. Acesso em: 28 fev. 2024.

Resumo

O trabalho objetiva realizar um balanço da trajetória das ações, práticas e políticas pedagógicas da educação popular na América Latina, nas últimas décadas. Destacam-se as novas tendências, seus fundamentos, as novas áreas temáticas, suas práticas e inovações. Destacam-se também suas inovações no campo da educação não-formal e as articulações com a educação formal. Analisa-se a contribuição e o papel do método de Paulo Freire nesta trajetória. As questões básicas abordadas são: o que mudou no novo paradigma? Como tem interferido, na área da educação popular, as mudanças na economia globalizada e a conjuntura sociopolítica do país e suas políticas sociais de corte neoliberal? Como tem atuado, na educação popular, o setor organizado da sociedade civil, portador de novas formas de associativismo, expressas em Ongs do Terceiro Setor e em novíssimos movimentos sociais? Qual foi o papel do processo de conscientização, previsto na método freireano, no desenvolvimento atual da educação popular na América Latina? Quais são as contribuições e perspectivas para a educação popular para o novo milênio?
https://doi.org/10.20396/etd.v4i1.613
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