Mídia, educação e cidadania: considerações sobre a importância da alfabetização tecnológica audio-visual na sociedade da informação

Autores

  • Isabela Ruberti Universidade Estadual de Campinas
  • Aldo Pontes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v3i1.678

Palavras-chave:

Educação. Mídia. Cidadania.

Resumo

O presente artigo, a partir de três concepções sobre o papel da escola na sociedade: funcionalista, reprodutivista e dialética, das exigências sociais da Sociedade da Informação e dos temas que constantemente emergem das mídias de massa. Apresenta um olhar educacional sobre a importância da alfabetização audiovisual crítica - na escola - para a formação do cidadão globalizado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Ruberti, Universidade Estadual de Campinas

Jornalista; Mestre em Comunicação e Educação pela Universidad Autònoma de Barcelona - Espanha; Mestranda em Educação na área "Educação, Ciência e Tecnologia" pela UNICAMP

Aldo Pontes, Universidade Estadual de Campinas

Professor de língua portuguesa e literaturas luso-brasileira; Mestrando em Educação na área "Educação, Ciência e Tecnologia" pela UNICAMP.

Referências

BACEGGA, M. A. Educação e Tecnologia: diminuindo as distâncias. In: KUPSTAS, M. (Org.). Comunicação em debate. São Paulo, Moderna, 1997.

DIAZ BORDENAVE, J. E. Além dos meios e mensagens: introdução à comunicação como processo, tecnologia, sistema e ciência. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

LIBÂNEO, J.C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MORAN, J.M. Leitura dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast, 1993.

PONTES, A.P. Alfabetização digital de educadores: uma chave para a inclusão do cidadão no mundo digital. In: SEMINÁRIO DE ACESSIBILIDADE, NOVAS TECNOLOGIAS E INCLUSÃO SOCIAL, 1., 2001, São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo: Faculdade de Ciências Médicas-USP, 2001.

RUBERTI, I. Internet e Intranet en la escuela e Televisión Educativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1., 2000, San Miguel de Tucumán. Anais... San Miguel de Tucumán (Argentina): Instituto Herman Hollerith, 2000.

SAMPAIO, M.N. ; LEITE, L.S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

SOARES, I. de O. Sociedade da informação ou da comunicação? São Paulo: Cidade Nova, 1996.

WALTY, I.L.C. et al. Palavra e imagem: leituras cruzadas. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

Downloads

Publicado

2008-11-27

Como Citar

Ruberti, I., & Pontes, A. (2008). Mídia, educação e cidadania: considerações sobre a importância da alfabetização tecnológica audio-visual na sociedade da informação. ETD - Educação Temática Digital, 3(1), 21–27. https://doi.org/10.20396/etd.v3i1.678