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Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)
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Palavras-chave

Liberalismo clássico. Neoliberalismo. Individualismo. Educação.

Como Citar

MELO, Adriana Almeida Sales de. Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I). ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 63–79, 2008. DOI: 10.20396/etd.v3i1.681. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/681. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este texto de discussão tem, como intenção básica, procurar esclarecer fases de origem, mudanças históricas e características da ideologia neoliberal e de como o liberalismo/neoliberalismo se consolida, como projeto de sociedade e de educação hegemônico, nos anos 90, no Brasil, com a face da social-democracia. Realizando-se nas diversas dimensões de nossa vida, com conseqüências, no mínimo, nefastas para nosso sistema educacional. Projeto que, contraditoriamente, se coloca como discurso ideológico unificador, tentando uniformizar, em nosso senso comum, nossos objetivos e desejos e nossa demandas sociais por educação, em especial; e por um mundo melhor como possibilidade real. Pretendemos, também, indicar algumas leituras atuais sobre o tema. Devido às normas de publicação desta revista, dividiremos o texto em duas partes. 

https://doi.org/10.20396/etd.v3i1.681
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