Musicalização na educação infantil

Autores

  • Débora Alves de Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v3i1.683

Palavras-chave:

Musicalização na educação. Educação infantil. Processo de musicalização.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a musicalização na educação infantil, considerando a importância da música como parte da cultura e, portanto, como conhecimento a ser trabalhado no contexto da educação infantil. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, foi realizado um estágio numa escola de educação infantil da rede privada de Campinas durante 8 meses, no qual foi feito um acompanhamento direto das aulas de música desenvolvidas por uma professora "especialista", com turmas de 0 a 6 anos de idade. Inicialmente, no primeiro capítulo, "O que é musicalizar?", discuto o conceito de musicalização procurando relacioná-lo com o contexto escolar. Em seguida, no segundo capítulo, "O processo de musicalização", reflito sobre as possibilidades de trabalho para o desenvolvimento das aulas de música na educação infantil. No terceiro capítulo, "Vivência no estágio", relato as experiências vividas nas aulas de música, procurando mostrar exemplos das atividades desenvolvidas. Por fim, as "Considerações finais", concluo este estudo enfatizando a importância do desenvolvimento de trabalhos em parceria no processo de musicalização na educação infantil. 

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Biografia do Autor

Débora Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação – UNICAMP

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Publicado

2008-11-27

Como Citar

Oliveira, D. A. de. (2008). Musicalização na educação infantil. ETD - Educação Temática Digital, 3(1), 90–105. https://doi.org/10.20396/etd.v3i1.683