Banner Portal
Práticas interdisciplinares na educação básica: uma revisão bibliográfica - 1970-2000
PDF

Palavras-chave

Educação básica. Acervo documental. Catálogo analítico.

Como Citar

SIQUEIRA, Alexsandra. Práticas interdisciplinares na educação básica: uma revisão bibliográfica - 1970-2000. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 88–89, 2008. DOI: 10.20396/etd.v3i1.684. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/684. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

A pesquisa identificou documentos (dissertações, teses, artigos e livros) que relatam práticas interdisciplinares na educação infantil, no ensino fundamental e/ou no ensino médio envolvendo duas ou mais disciplinas do currículo escolar. A partir da classificação dos documentos, são descritas as principais características e tendências dessa produção. Como produto final, constituiu-se um acervo documental e correspondente catálogo analítico disponibilizado na Internet. 

https://doi.org/10.20396/etd.v3i1.684
PDF

Referências

BOCHNIAK, R. Questionar o conhecimento : interdisciplinaridade na escola São Paulo, Loyola, 1992

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: (1ª a 4ª Séries): Introdução; Ciências Naturais; Introdução aos Temas Transversais e Ética; Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FAZENDA, I.C.A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo, Loyola, 1979.

FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991.

FAZENDA, I.C.A. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo, Cortez, 1991.

FAZENDA, I.C.A. Revisão teórica dos estudos sobre interdisciplinaridade no Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 16., 1993, Caxambu. Atas... São Paulo: PUC-SP; ANPEd, 1993.

FUNDAÇÃO CARLAS CHAGAS. As propostas curriculares oficiais. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1996. (Textos FCC, 10).

GUSDORF, G. Para uma pesquisa interdisciplinar. In: Diógenes. Antologia. Brasília: Ed.UnB, 1984, v.7.

JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976.

LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico – metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994.

MEGID NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. 1999. 365f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.