O processo de Bolonha

Autores

  • José Dias Sobrinho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v9in.esp..730

Palavras-chave:

Politica educativa. Processo de Bolonha. Universidade européia.

Resumo

Antes de examinar algumas tendências e propostas de reformas na Europa e na América Latina, parece importante fazer breves considerações sobre reformas educativas em geral. Não me ocupa aqui o propósito de desenvolver um ensaio teórico a respeito de reformas da educação. Este rápido excurso apenas traz algumas considerações mais gerais somente para tornar um pouco mais claro o entendimento de alguma coisa do muito que está acontecendo na educação superior na Europa e na América Latina. Portanto, este artigo estará dividido em três partes. Primeiramente, reflito um pouco sobre a questão das reformas educativas. Em seguida, trato das reformas que atualmente se promovem na Europa, cujo exemplo mais abrangente e mais forte é o “Processo de Bolonha”. Na terceira seção, considero aspectos das transformações da educação superior na América Latina. 

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Biografia do Autor

José Dias Sobrinho, Universidade Estadual de Campinas

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISO. Editor da revista “Avaliação”. Membro do Conselho Consultivo do INEP. Professor aposentado da UNICAMP, onde foi diretor da Faculdade de Educação, Presidente da Comissão de Avaliação do Desenvolvimento Institucional e Pró-Reitor de Pós-Graduação. Presidiu a Comissão Especial de Avaliação da SESu-MEC (2003) que elaborou o SINAES. Autor de vários livros como: “Avaliação da Educação Superior” (Vozes), “Universidade e Avaliação. Entre a Ética e o Mercado” (Insular), “Avaliação: Políticas educativas e reformas da educação superior” (Cortez), Dilemas da Educação Superior no mundo globalizado. Sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento?” (Casa do Psicólogo) e de mais de sessenta textos de artigos de revistas e capítulos de livros sobre avaliação e educação superior, sendo o último: “Accreditation of Higher Education in Latin America and the Caribbean” (in Higher Education in the World 2007, GUNI: Global University Network for Innovation).

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Publicado

2008-11-17

Como Citar

SOBRINHO, J. D. O processo de Bolonha. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, p. 107-132, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9in.esp.730. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/730. Acesso em: 31 out. 2020.