Resumo
Antes de examinar algumas tendências e propostas de reformas na Europa e na América Latina, parece importante fazer breves considerações sobre reformas educativas em geral. Não me ocupa aqui o propósito de desenvolver um ensaio teórico a respeito de reformas da educação. Este rápido excurso apenas traz algumas considerações mais gerais somente para tornar um pouco mais claro o entendimento de alguma coisa do muito que está acontecendo na educação superior na Europa e na América Latina. Portanto, este artigo estará dividido em três partes. Primeiramente, reflito um pouco sobre a questão das reformas educativas. Em seguida, trato das reformas que atualmente se promovem na Europa, cujo exemplo mais abrangente e mais forte é o “Processo de Bolonha”. Na terceira seção, considero aspectos das transformações da educação superior na América Latina.
Referências
BLOOM, D. E. Des idées à l’action pour une réforme de l’enseignement supérieur. In: BRETON, G.; LAMBERT, M. (Org.). Globalisation et Universités. Paris: Nouvel espace, nouveaux acteurs, Editions UNESCO/Université Laval/Economica, 2003.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação. Políticas educacionais e reformas da educação superior, São Paulo: Editora Cortez, 2003.
DIAS SOBRINHO, J. Dilemas da educação superior no mundo globalizado. Sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
DIAS, M. A. R. Espaços solidários em tempos de Obscurantismo. In: MORHY, L. (Org.). Universidade em questão. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2003. v.1.
DUPAS, G. Atores e poderes na nova ordem global. Assimetrias, instabilidades e imperativos de legitimação. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
KNIGHT, J. Comercialización de servicios de educación superior: Implicaciones del AGCS. In: GARCÍA-GAUDILLA, C. (Org.). El difícil equilibrio: La educación superior como bien público y comercio de servicios. Cuenca: Universidad de Castilla-La Mancha, 2004.
KÜHNHARDT, L. La Integración Europea Hoy, Archivos del presente, Revista Latinoamericana de Temas Internacionales, año 8, n. 31, Buenos Aires. 2003.
SCLAIR, L. The transnacional capitalist class. Oxford: Blackwell Publishers, 2001.
TUNNERMANN BERHEIM, C. (2004). El impacto de la Globalización en la Educación Superior. In: MARQUIS, C. (Org.). La agenda universitaria. Propuestas de políticas públicas para la Argentina, Buenos Aires: Universidad de Palermo.
YARZÁBAL, L. Consenso para a mudança na educação superior. Trad. José Dias Sobrinho. Curitiba: Editora Champagnat, 2002.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.