A noção de tecnologia dos professores do ensino fundamental que participaram do projeto teckids

  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Estadual de Campinas
  • Dirceu da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Nonato Assis de Miranda Universidade Estadual de Campinas
  • Fernanda Oliveira Simon Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Tecnologia. Educação tecnológica. Ensino fundamental.

Resumo

A sociedade atual passa por rápidas transformações. Antigos paradigmas estabelecidos têm sido colocados em xeque e o professor que antes dominava todo o conteúdo tem dado lugar a um novo tipo de profissional, capaz de mobilizar os conhecimentos, transformando-os em ação. Temos hoje a necessidade de um professor profissional capaz de organizar situações de aprendizagem, com autonomia para tomar decisões ao mesmo tempo em que seja capaz de refletir acerca de sua própria ação. Neste trabalho estaremos apresentando uma proposta de capacitação de Educação Tecnológica para professores em exercício no Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que classificamos através de uma análise qualitativa de estudo de caso, as opiniões que os mesmos apresentam sobre o que venha a ser tecnologia. Este levantamento é fundamental para se estabelecer um consenso, visto que a tecnologia é tratada de maneira bastante diversificada e na maioria das vezes de forma errônea seja a nível informal ou ainda em propostas oficiais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
Dirceu da Silva, Universidade Estadual de Campinas
Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
Nonato Assis de Miranda, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
Fernanda Oliveira Simon, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Referências

ACEVEDO DÍAZ, J. A. La tecnología en las relaciones CTS. Una aproximación al tema. Enseñanza de las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 35-44, 1996.

ACEVEDO DÍAZ, J. A. Una breve revisión de las creencias CTS de los estudiantes. Biblioteca Digital da OEI (Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003a, Disponível em: http://www.campus-oei.org. Acesso em: 19 jan. 2003.

ACEVEDO DÍAZ, J. A. Tres criterios para diferenciar entre ciencie e tecnología. Biblioteca Digital da OEI (Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003b, Disponível em: http://www.campus-oei.org. Acesso em: 19 jan. 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. RETO, L. A.; PINHEIRO, A. 1 ed. Lisboa: Edições 70, 1991. p. 71, 96-98, 101-103, 117-119.

BARROS FILHO, J. et al. Projetos tecnológicos no ensino fundamental como alternativa para o futuro do ensino de física . In: GARCIA, N. M. D. (Org.). SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 15, 2003, Curitiba [Atas...] Curitiba, 2003. p. 2065-2074. 1 CD-ROM.

GARCIA DE RICART, M. Orientación CTS como posible eje organizador de contenidos del Área de Ciencias Naturales en los primeros ciclos de la escolaridad. Biblioteca Digital da OEI (Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), 1999. Disponível em: http://www.campus-oei.org/salactsi/garcia.htm. Acesso em: 26 jun. 2002.

GORDILLO, M. M.; GALBARTE J. C. G. Reflexiones sobre la educación tecnológica desde el enfoque CTS. Revista Iberoamericana de Educación, n. 28, p. 17-59, 2002. Disponível em: http://www.campus-oei.org/. Acesso em: 01 ago. 2002.

IGLESIA, P. M. Una revisión del movimiento educativo ciencia-tecnología-sociedad. Enseñanza de las Ciencias, v. 15, n. 1, p. 51-57, 1997.

JARVIS, T.; RENNIE, L. J. Factors that influence children’s developing perception of technology, Journal of Technology and Design Education, Netherlands, v. 8, p. 261-279, 1998.

LACERDA NETO, J. C. M. Ensino de tecnologia: uma investigação em sala de aula. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2002.

SILVA, C. A. D. Estudo das tomadas de decisões de alunos universitários em questões que envolvem a ciência, a tecnologia e a sociedade. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

SILVA, D.; BARROS FILHO. Concepções de alunos do curso de pedagogia sobre a tecnologia e suas relações sociais: Análise de um pré-teste. Revista Educação e Ensino da Universidade São Francisco, Bragança Paulista, v. 2, n. 6, 2001.

SILVA, D. et al. Tecnologia no ensino fundamental: uma proposta metodológica. In: V SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA, 5, 2003, Marília. [Anais...] Trabalho e conhecimento: desafios e responsabilidades das ciências: anais eletrônicos. Marília: Unesp Marília Publicações, 2003. p. 01-05. 1 CD-ROM.

SOLBES, J.; VILCHES, A. STS Interactions and the Teaching of Physics and Chemistry. Science Education, John Wiley & Sons, Inc., Warwick, v. 81, p. 377-386, 1997.

VERASZTO, E. V. Projeto Teckids: Educação tecnológica no ensino fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas 2004.

VERASZTO, E. V. et al. Ensino de Física e Tecnologia: Desenvolvimento de Atividades de Educação Tecnológica para alunos do Ensino Fundamental In: XV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2003, Curitiba/PR.. Programa e Resumos. Curitiba/PR: Imprensa Universitária da UFPR, 2003. V.1. p.138-139, 2003a.

VERASZTO, E. V. et al. O caráter multidisciplinar da Educação Tecnológica: desenvolvendo atividades práticas contextualizadas a partir de uma releitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Desafios da Educação neste século: pesquisa e formação de professores.1 ed.Cruz Alta/RS : Centro Gráfico UNICRUZ, 2003, v. 2, p. 109-120, 2003b. (ISBN 85-87661-09-4).

VERASZTO, E. V. Estruturando atividades tecnológicas práticas no ensino fundamental In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCADORES EM PAULÍNIA (ENEP). 2003, Paulínia [Anais] Educação Hoje... Seus desafios, Nossas Perspectivas. Paulínia, 2003c.

VRIES, M. J. Technology education: beyond the "Technology is Applied Science" Paradigm, v. 18, n.1. Disponível em: http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/JTE. Acesso em: 9 abr. 2002, 1996.

Publicado
2008-11-14
Como Citar
Veraszto, E. V., Silva, D. da, Miranda, N. A. de, & Simon, F. O. (2008). A noção de tecnologia dos professores do ensino fundamental que participaram do projeto teckids. ETD - Educação Temática Digital, 9(1), 20-38. https://doi.org/10.20396/etd.v9i1.736