Comunidade virtual e sua inserção no processo educacional como forma de ampliação do campo das relações

Autores

  • Rejane Machado Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v9i1.737

Palavras-chave:

Comunidade virtual. Ensino-aprendizado. Acesso à informação.

Resumo

Este trabalho tem como premissa demonstrar o uso de comunidade virtual como forma de ampliação do campo das relações em conformidade com o objetivo de ensinar e aprender. Para melhor entender a questão realizou-se levantamento bibliográfico da literatura a respeito do tema e posterior observação da comunidade objeto do estudo. A partir das leituras feitas e da análise da comunidade em seu período ativo foi possível perceber o entendimento do uso nessa comunidade virtual de aprendizagem e as questões que nortearam o seu fluxo. Fica claro que a tecnologia é a ferramenta que possibilita o incremento da comunidade como um instrumento potencializador da comunicação, mas, constata-se que sem o sentimento de pertencimento e o trabalho colaborativo a construção do conhecimento coletivo não atinge resultados satisfatórios. 

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Biografia do Autor

Rejane Machado, Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

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Publicado

2008-11-14

Como Citar

MACHADO, R. Comunidade virtual e sua inserção no processo educacional como forma de ampliação do campo das relações. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 39-48, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i1.737. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/737. Acesso em: 31 out. 2020.