Banner Portal
Comunidade virtual e sua inserção no processo educacional como forma de ampliação do campo das relações
PDF

Palavras-chave

Comunidade virtual. Ensino-aprendizado. Acesso à informação.

Como Citar

MACHADO, Rejane. Comunidade virtual e sua inserção no processo educacional como forma de ampliação do campo das relações. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 39–48, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i1.737. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/737. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como premissa demonstrar o uso de comunidade virtual como forma de ampliação do campo das relações em conformidade com o objetivo de ensinar e aprender. Para melhor entender a questão realizou-se levantamento bibliográfico da literatura a respeito do tema e posterior observação da comunidade objeto do estudo. A partir das leituras feitas e da análise da comunidade em seu período ativo foi possível perceber o entendimento do uso nessa comunidade virtual de aprendizagem e as questões que nortearam o seu fluxo. Fica claro que a tecnologia é a ferramenta que possibilita o incremento da comunidade como um instrumento potencializador da comunicação, mas, constata-se que sem o sentimento de pertencimento e o trabalho colaborativo a construção do conhecimento coletivo não atinge resultados satisfatórios. 

https://doi.org/10.20396/etd.v9i1.737
PDF

Referências

AZEVÊDO, W. Muito além do jardim de infância: temas de educação online. Rio de Janeiro: Armazém Digital, 2005.

CASTILHO, D. Novas tecnologias de ensino e aprendizagem: a Internet, a tecnologia e os ambientes virtuais. Disponível em: http://www.oolhodahistoria.ufba.br. Acesso em: 8 jan. 2007.

DIAS, A. A. C.; MOURA, K. S. Cultura na/da rede: refletindo sobre os processo educativos sob a ótica bakhtiniana. Ciência & cognição. n.9, p.1-14, 2006. Disponível em: http://www.cienciaecognição.org/. Acesso em: 18 jan. 2007.

LÉVY, P. Inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1998. 214p.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasília: UNESCO, 2005.

ORKUT. [site]. Disponível em: http://www.orkut.com/. Acesso em: 2 jun. 2006.

PRIMO, A. F. T. A emergência das comunidades virtuais. Disponível em: http://lec.psico.ufrg.br/ Acesso em: 12 maio 2005.

RHEINGOLD, H. A comunidade virtual. Lisboa: Gradiva Publicações, 1996. 367p.

SANTOS, E. O. A construção de ambientes virtuais de aprendizagem. Disponível em: http://www.anped.org.br/26/trabalhos/. Acesso em:18 jan. 2007.

TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2005. 203p.

TORRES, R. M. Comunidade de aprendizagem: a educação em função do desenvolvimento local e da aprendizagem. Disponível em: http://www.fronesis.org/ Acesso em: 18 jan. 2007.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.