Banner Portal
Quem conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut
PDF

Palavras-chave

Comunidades virtuais. Orkut. Novas tecnologias na educação.

Como Citar

FORTE, Glenilce Maria de Sousa; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Quem conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 69–83, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i1.739. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/739. Acesso em: 15 jun. 2024.

Resumo

Este artigo busca investigar as múltiplas possibilidades educativas das comunidades virtuais, com ênfase no site de relacionamentos Orkut, analisando suas características, funcionamento e emergência no ciberespaço. Discute a possibilidade de usá-lo tanto numa perspectiva individual – o sujeito traçando seu percurso – quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas. Dentre as diferentes comunidades virtuais existentes neste site, analisou-se apenas as comunidades virtuais constituídas com a finalidade de compreender as potencialidades da rede nos processos de aprendizagem de alunos e na formação continuada de professores. Conclui-se, inicialmente que a Internet tem transformado as relações sociais e de aprendizagem através do cyberespaço, que o grande desafio é transportar essa inovação para dentro dos muros escolares, sendo necessária a interação entre governo e sociedade acadêmica, tendo a informática educativa papel decisivo neste processo de transformação da sala de aula. 

https://doi.org/10.20396/etd.v9i1.739
PDF

Referências

ALMEIDA, M. E. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

ALMEIDA, M. E. Educação à distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p.327-340, jul/dez. 2003.

BETTEGA, M. H. Educação continuada na Era digital. São Paulo: Cortez, 2004.

BORGES NETO, H. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Fortaleza, Revista Educação em Debate, ano 21, v. 1, n. 27, p. 135-138, 1999.

COSCARELLI, C. O fenômeno Orkut. Disponível em: http://www.universia.com.br/html/materia/materia_eeab.html. Acesso em: 20 jul. 2006.

FAGUNDES, L. C. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Coleção Informática para a Mudança em Educação, Brasília: MEC/ SEED/ ProInfo, 1999.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

MARTHE, M. Gincana da popularidade. Revista Veja. Edição 1858. 16 jun. 2004. Artigo disponível em: http://veja.abril.uol.com.br/160604/p_068.html Acesso em 20.jul.2006

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2002.

NOGUEIRA, M.; SILVA, M. S.; SMABUGARO, T. M. Orkut. Revista Superinteressante, São Paulo, n.204, p. 80-87, set. 2004.

ORKUT. Home principal. Disponível em: http://www.orkut.com/GLogin.aspx?done=http%3A%2F%2Fwww.orkut.com%2F. Acesso em: 10 set. 2006.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço, Porto Alegre: Ed.Artmed.2002.

PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

PIAGET, J. A. Epistemologia genética. Petropólis: Vozes, 1994.

RHEINGOLD, H. The virtual community. Disponível em: http://www.rheingold.com/vc/book/. Acesso em: 05 jul. 2003.

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993.

VALENTE, J. A. Visão analítica da informática no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática Educativa, São Paulo, n.1, p. 45-60. 1997.

SANTORO, F. M.; BORGES, M. R. S.; SANTOS, N. Um framework para estudos de ambientes de suporte à aprendizagem cooperativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, São Paulo, v.4, p.51-68, 1998.

TIJIBOY,A.W.; MAÇADA,D.L.; SANTAROSA,L.M.C. e FAGUNDES,L.C. Aprendizagem cooperativa em ambientes telemáticos. Informática na Educação: teoria e prática. vol.1, n.1. out. 1998. Porto Alegre: UFRGS, Curso de Pós-graduação em Informática na Educação, 1998.

WIKIPÉDIA ENCLICOPEDIA. Orkut. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal. Acesso em: 10 set 2006.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.