Banner Portal
Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI
PDF

Palavras-chave

Ensino. Aprendizagem. Século XXI.

Como Citar

CASTRO, Rogério Paiva. Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 115–123, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i1.742. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/742. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Muito já se escreveu sobre as formas de como os professores podem ou devem ensinar. Muitos são os manuais que indicam como os alunos podem ou devem aprender. O presente artigo não pretende ser mais um indicador de como se ensina ou aprende; bem mais que isso, no século XXI, é mister que nos reportemos a questões principiadoras que configuram o sujeito, seja ele educador ou aprendiz, e o objeto, seja ele o conhecimento, a técnica ou a ciência. Além disso é indispensável, nesse momento de reconstruções paradigmáticas, pensar a educação no contexto da globalização capitalista neoliberal e repensá-la na dimensão de uma outra globalização que eduque para a humanidade, para uma sociedade sustentável. Possibilita, este registro, parte dessa reflexão.

https://doi.org/10.20396/etd.v9i1.742
PDF

Referências

BACHELARD, G. La filosofia del no. Buenos Aires: Amorrotu. 1970.

FREIRE, P. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’água,

GADOTTI, M. O Mercosul educacional e os desafios do século 21. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

MORAIS, M. M. A sala de aula no contexto da educação do século 21. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

PINEAU, G. (Org.). De l’air: essai sur I’écoformation. Paris: Païdéia, 1992.

SANTOS, M. O professor como intelectual na sociedade contemporânea. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE), 9, 1999, São Paulo [Anais...] São Paulo, 1999. (v. 3).

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.