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Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI
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Palavras-chave

Ensino. Aprendizagem. Século XXI.

Como Citar

CASTRO, Rogério Paiva. Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 115–123, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i1.742. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/742. Acesso em: 16 jun. 2024.

Resumo

Muito já se escreveu sobre as formas de como os professores podem ou devem ensinar. Muitos são os manuais que indicam como os alunos podem ou devem aprender. O presente artigo não pretende ser mais um indicador de como se ensina ou aprende; bem mais que isso, no século XXI, é mister que nos reportemos a questões principiadoras que configuram o sujeito, seja ele educador ou aprendiz, e o objeto, seja ele o conhecimento, a técnica ou a ciência. Além disso é indispensável, nesse momento de reconstruções paradigmáticas, pensar a educação no contexto da globalização capitalista neoliberal e repensá-la na dimensão de uma outra globalização que eduque para a humanidade, para uma sociedade sustentável. Possibilita, este registro, parte dessa reflexão.

https://doi.org/10.20396/etd.v9i1.742
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Referências

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