Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI

Autores

  • Rogério Paiva Castro Universidade Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v9i1.742

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Século XXI.

Resumo

Muito já se escreveu sobre as formas de como os professores podem ou devem ensinar. Muitos são os manuais que indicam como os alunos podem ou devem aprender. O presente artigo não pretende ser mais um indicador de como se ensina ou aprende; bem mais que isso, no século XXI, é mister que nos reportemos a questões principiadoras que configuram o sujeito, seja ele educador ou aprendiz, e o objeto, seja ele o conhecimento, a técnica ou a ciência. Além disso é indispensável, nesse momento de reconstruções paradigmáticas, pensar a educação no contexto da globalização capitalista neoliberal e repensá-la na dimensão de uma outra globalização que eduque para a humanidade, para uma sociedade sustentável. Possibilita, este registro, parte dessa reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Paiva Castro, Universidade Castelo Branco

Graduado em Letras e pós-graduado em Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA); professor de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco (UNB) – Rio de Janeiro, é pesquisador na área de educação com ênfase em Avaliação Educacional, sendo autor de projetos e artigos científicos sobre a temática. Ainda, é pós-graduando em Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Referências

BACHELARD, G. La filosofia del no. Buenos Aires: Amorrotu. 1970.

FREIRE, P. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’água,

GADOTTI, M. O Mercosul educacional e os desafios do século 21. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

MORAIS, M. M. A sala de aula no contexto da educação do século 21. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

PINEAU, G. (Org.). De l’air: essai sur I’écoformation. Paris: Païdéia, 1992.

SANTOS, M. O professor como intelectual na sociedade contemporânea. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE), 9, 1999, São Paulo [Anais...] São Paulo, 1999. (v. 3).

Downloads

Publicado

2008-11-14

Como Citar

CASTRO, R. P. Das formas de ensinar e aprender e os desafios do século XXI. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 115-123, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i1.742. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/742. Acesso em: 31 out. 2020.