Resumo
Estudo sobre o cinema, e a criação do real urbano no cinema, através do espaço e do tempo cinemográficos no filme Fogo e Paixão, de Isay Weinfeld e Marcio Kogan.
Referências
ALMEIDA, M. J. Imagens e sons - a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica - 1a versão. In: Magia e técnica, arte e política - obras escolhidas. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. v. 1.
COUCHOT, E. Da representação à simulação. In: PARENTE, A. Imagem máquina. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
EISENSTEIN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1990.
MACHADO, A. O vídeo e sua linguagem. Revista da USP – Dossiê Palavra/Imagem, São Paulo: 1993.
MACIEL, K. A última imagem. In: PARENTE, A. Imagem máquina. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990.
PESSOA, F. O eu profundo e os outros eus. 5. ed. Rio de Janeiro: J.Aguilar, 1976.
TARKOVSKI, A. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
XAVIER, I. Cinema: revelação e engano. In: NOVAES, A. (Org.). O olhar. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.
FILMOGRAFIA
FOGO E PAIXÃO. Isay Weinfeld e Márcio Kogan. Brasil, 1988.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.