Autonomia das escolas públicas: limites e possibilidades

Autores

  • Areta Held Previatti Pontíficia Universidade Católica Campinas
  • Maria Eugênia Castanho Pontifícia Universidade Católica Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v9i1.754

Palavras-chave:

Escola pública. Autonomia. Burocratização.

Resumo

O presente estudo teve como principal problemática o exame da autonomia da escola pública. Procuramos investigar os fatores que influenciam essa autonomia a fim de constatar se existem mais possibilidades ou mais limites. Para isto priorizou-se a pesquisa bibliográfica e, a fim de considerar a prática e ter dados empíricos para análise, foram realizadas duas entrevistas com profissionais da educação de diferentes instituições: um da unidade escolar e outro da Diretoria de Ensino. Os dados mostraram que, apesar da legislação garantir maior autonomia para a escola, esta continua sofrendo um controle exagerado dos órgãos superiores. Conclui-se que a luta por uma escola mais autônoma e igualitária é árdua, porém constitui-se como um processo possível de realização. 

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Biografia do Autor

Areta Held Previatti, Pontíficia Universidade Católica Campinas

Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Maria Eugênia Castanho, Pontifícia Universidade Católica Campinas

Doutora, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

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Publicado

2008-11-14

Como Citar

PREVIATTI, A. H.; CASTANHO, M. E. Autonomia das escolas públicas: limites e possibilidades. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 393-409, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i1.754. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/754. Acesso em: 31 out. 2020.