Banner Portal
Surdez: um território de fronteiras
PDF

Palavras-chave

Identidades culturais. Culturas surdas. Discursos. Movimentos surdos.

Como Citar

KLEIN, Madalena; LUNARDI, Márcia Lise. Surdez: um território de fronteiras. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 14–23, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i2.787. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/787. Acesso em: 16 ago. 2024.

Resumo

Este texto apresenta uma discussão quanto à “centralidade da cultura” e sua importância nas problematizações cotidianas de grupos culturais na busca do reconhecimento de suas diferenças. Nesse sentido, pretendemos abordar a constituição da “essencialidade” de uma cultura surda com a tentativa de apresentarmos um deslocamento dessa “pureza cultural” para um território híbrido e de fronteira. Para a construção deste texto vamos nos valer de autores que se aproximam do campo dos estudos culturais e de uma perspectiva pós-estruturalista. Quando nos propomos a trabalhar a surdez a partir desta perspectiva, é necessário rompermos com a busca de uma “pureza cultural”, da “essência cultural”. Propomos um distanciamento da indagação: “o que é mesmo a cultura surda?” nos interessando, sim, pelas condições de possibilidade de diferentes nuances de culturas surdas. Procuramos trazer à discussão os discursos dos movimentos das comunidades surdas em favor do reconhecimento das suas diferenças e especificidades culturais, considerando importante problematizá-los e localizá-los em “territórios contestados”, em que as culturas e as identidades não são fixas, mas sim móveis, fragmentadas e híbridas. Propomos pensar a problematização de uma identidade surda, de um essencialismo ou mesmo de uma autenticidade a ser definida, para então pensarmos em cenários onde os discursos da surdez são levados a cena, e onde à constituição de ser surdo deve ser entendido como uma contingência histórica e cultural. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.787
PDF

Referências

BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CAMERON, M.. Os usos da cultura. In: SILVA, Luis Heron. Século XXI: qual conhecimento? qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999, p. 148-156.

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade.(tradução A R. Lessa e H. P. Cintrão). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

FENEIS. A cultura e a Comunidade dos Surdos Brasileiros. Revista da Feneis, n. 3, p.14-15, julho/setembro, 1999,

FIALHO, C.. Minha experiência. In: BERGAMASCHI, Rosi I., MARTINS, Ricardo V. DISCURSOS ATUAIS SOBRE A SURDEZ: II ENCONTRO A PRÓPOSITO DO FAZER, DO SABER E DO SER NA INFÂNCIA. Canoas: La Salle, 1999, p. 39-41

GUATARRI, F & ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 5 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1986.

KLEIN, M. A formação do surdo trabalhador: discurso sobre a surdez, a educação e o trabalho. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 1999. (Dissertação de Mestrado)

LUNARDI, M. L. Educação de surdos e currículo: um campo de lutas e conflitos. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 1998. (Dissertação de Mestrado)

CLAREN, P.. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Editora Cortez, 1997

PERLIN, G. T. Identidades surdas. In: Skliar (Org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1998, p.51-73.

SKLIAR, C. B. Os Estudos surdos em educação: problematizando a normalidade. In: Skliar (org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1998, p.1-32.

WRIGLEY, O. The politics of deafness. Washington, D.C.: Gallaudet University Press, 1996. (texto traduzido para uso e Seminário Avançado).

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.