Resumo
O objetivo deste texto é analisar o uso da literatura como a construção da consciência de mundo, relacionando a interpretação com a realidade. A proposta é investigar a importância do uso da imagem e da linguagem na literatura, analisando a expressão de uma literatura surda.
Referências
BISOL, C.. Tibi e Joca – Uma história de dois mundos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001.
COSTA, M. (Org). Estudos culturais em educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
HESSEL, C.; ROSA, F.; KARNOPP, L. Cinderela Surda. Canoas: ULBRA, 2003.
HESSEL, C.; ROSA, F.; KARNOPP, L. Rapunzel Surda, Canoas: ULBRA, 2003.
KARNOPP, L. B. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo. In: LODI, A. et al. Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.
QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B.. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
RANGEL, G. M. M.; STUMPF, M. A Pedagogia da diferença para surdo. In: LODI, A. HARRISON,
K. CAMPOS, S. (Orgs.). et al. Leitura e escrita: no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2004.
ROSA, F.; KARNOPP, L. Adão e Eva. Canoas: ULBRA, 2005.
ROSA, F.; KARNOPP, L. Patinho Surdo. Canoas: ULBRA, 2005.
SILVEIRA, R. H. Contando história sobre surdos(as) e surdez. In: COSTA, M. (Org). Estudos culturais em educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.