Resumo
Este trabalho aponta alguns aspectos teóricos sobre a questão da leitura e seus desdobramentos e, por conseguinte, sobre os aspectos relacionados à constituição do leitor também nas condições da surdez. Do mesmo modo, destaca questões do letramento e as implicações desse processo na constituição do leitor Surdo, também através de narrativas de sujeitos adultos (com pouca influência da oralização e relativa proficiência na leitura do Português, no presente) sobre seus movimentos de formação, configurados na noção de espaço e tempo construídos pela memória dos mesmos.
Referências
BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 11. ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2002. (Educação e Conhecimento).
GESUELI, Z.M. A escrita como fenômeno visual nas práticas discursivas de alunos surdos. In: LODI, A.C.B. et. al. Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2004, p.39-49.
MATOS, H. A. V. Histórias de leitura: a constituição de sujeitos Surdos como leitores. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, em andamento.
GROTTA, E.C.B. Processo de formação do leitor: relato e análise de quatro histórias de vida. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNICAMP, Campinas, 2000.
LODI, A.C.B. et.al. Letramento e surdez: um olhar sobre as particularidades dentro do contexto educacional. In LODI, A.C.B. et. al. (Org.). Letramento e Minorias. 2.ed. Porto Alegre: Mediação, 2003, p. 35-46.
LÚRIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.
SILVA, T.T.S. (Org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000a.
SMOLKA, A.L.B. A atividade de leitura e o desenvolvimento das crianças: considerações sobre a constituição de sujeitos leitores. In: SMOLKA, A.L.B. et.al. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989, p.23-41.
SOARES, M.. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica (Coleção Linguagem e Educação), 1998.
SOARES, M.B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26. , 2003, Caxambu. Anais... Caxambu: 2003. (GT Alfabetização, Leitura e Escrita).
SOUZA, R.M. Educação de surdos e questões de norma. In LODI, A.C.B. et. al. (Org.). Letramento e Minorias. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002, p.136-143.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.