Banner Portal
Algumas considerações sobre o desenvolvimento da atividade de leitura e a constituição do leitor surdo
PDF

Palavras-chave

Surdez. Leitura. Leitor. Surdo. Letramento. Desenvolvimento.

Como Citar

MATOS, Heloísa Andréia Vicente de. Algumas considerações sobre o desenvolvimento da atividade de leitura e a constituição do leitor surdo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 65–75, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i2.792. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/792. Acesso em: 27 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho aponta alguns aspectos teóricos sobre a questão da leitura e seus desdobramentos e, por conseguinte, sobre os aspectos relacionados à constituição do leitor também nas condições da surdez. Do mesmo modo, destaca questões do letramento e as implicações desse processo na constituição do leitor Surdo, também através de narrativas de sujeitos adultos (com pouca influência da oralização e relativa proficiência na leitura do Português, no presente) sobre seus movimentos de formação, configurados na noção de espaço e tempo construídos pela memória dos mesmos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.792
PDF

Referências

BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 11. ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2002. (Educação e Conhecimento).

GESUELI, Z.M. A escrita como fenômeno visual nas práticas discursivas de alunos surdos. In: LODI, A.C.B. et. al. Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2004, p.39-49.

MATOS, H. A. V. Histórias de leitura: a constituição de sujeitos Surdos como leitores. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, em andamento.

GROTTA, E.C.B. Processo de formação do leitor: relato e análise de quatro histórias de vida. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNICAMP, Campinas, 2000.

LODI, A.C.B. et.al. Letramento e surdez: um olhar sobre as particularidades dentro do contexto educacional. In LODI, A.C.B. et. al. (Org.). Letramento e Minorias. 2.ed. Porto Alegre: Mediação, 2003, p. 35-46.

LÚRIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.

SILVA, T.T.S. (Org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000a.

SMOLKA, A.L.B. A atividade de leitura e o desenvolvimento das crianças: considerações sobre a constituição de sujeitos leitores. In: SMOLKA, A.L.B. et.al. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989, p.23-41.

SOARES, M.. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica (Coleção Linguagem e Educação), 1998.

SOARES, M.B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26. , 2003, Caxambu. Anais... Caxambu: 2003. (GT Alfabetização, Leitura e Escrita).

SOUZA, R.M. Educação de surdos e questões de norma. In LODI, A.C.B. et. al. (Org.). Letramento e Minorias. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002, p.136-143.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.