Resumo
As pessoas surdas têm sido consideradas, recentemente, como parte de grupos lingüísticos bilíngües minoritários e o processo da aquisição do português, por esses grupos de estudantes, tem sido objeto de muita reflexão. Este estudo apresenta o trabalho realizado pelo Programa Escolaridade e Surdez do CEPRE/Unicamp, e tem como objetivo discutir o processo de construção de escrita coletiva de um livro por um grupo de adolescentes surdos, a partir do próprio interesse do grupo de fazerem uma história em conjunto. O trabalho com o grupo ocorreu em três estágios: no primeiro, ocorreu a discussão e escolha do tema; no segundo, iniciou-se a redação conjunta da história e os tópicos relativos a cada capítulo, para que os estudantes tivessem uma visão global do texto; e, no terceiro estágio, ocorreu a completa elaboração do livro incluindo o seu acabamento estrutural. No final do processo, foi verificado um aumento considerável do interesse dos alunos pela escrita, e os estudantes puderam vivenciar, de um modo significativo, os usos das convenções da linguagem e dos sentidos das palavras quando em diferentes contextos.
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