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A construção de histórias por alunos surdos: aprendizagem coletiva
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Palavras-chave

Surdez. Bilingüismo. Letramento.

Como Citar

SILVA, Ivani Rodrigues; CHEFFER, Rosana. A construção de histórias por alunos surdos: aprendizagem coletiva. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 76–87, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i2.793. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/793. Acesso em: 3 dez. 2024.

Resumo

As pessoas surdas têm sido consideradas, recentemente, como parte de grupos lingüísticos bilíngües minoritários e o processo da aquisição do português, por esses grupos de estudantes, tem sido objeto de muita reflexão. Este estudo apresenta o trabalho realizado pelo Programa Escolaridade e Surdez do CEPRE/Unicamp, e tem como objetivo discutir o processo de construção de escrita coletiva de um livro por um grupo de adolescentes surdos, a partir do próprio interesse do grupo de fazerem uma história em conjunto. O trabalho com o grupo ocorreu em três estágios: no primeiro, ocorreu a discussão e escolha do tema; no segundo, iniciou-se a redação conjunta da história e os tópicos relativos a cada capítulo, para que os estudantes tivessem uma visão global do texto; e, no terceiro estágio, ocorreu a completa elaboração do livro incluindo o seu acabamento estrutural. No final do processo, foi verificado um aumento considerável do interesse dos alunos pela escrita, e os estudantes puderam vivenciar, de um modo significativo, os usos das convenções da linguagem e dos sentidos das palavras quando em diferentes contextos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.793
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Referências

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