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Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
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Palavras-chave

Letramento. Narrativa. Representação. Educação de surdos.

Como Citar

GIORDANI, Liliane Ferrari. Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 88–97, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i2.794. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/794. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute as representações culturais da escrita de jovens e adultos surdos a partir da concepção de letramento para além da escolarização. O texto apresenta as ferramentas analíticas que transitam pelo campo dos Estudos Culturais e da Teoria Crítica, entre elas as noções de letramento, representação e narrativa. Tais ferramentas possibilitaram uma análise sobre como os conteúdos produzidos pelas narrativas dos sujeitos surdos narram as estratégias de letramentos em suas histórias de vida, histórias de escrita da escola. Narrativas que constroem, neste texto, percursos dos lugares, falta de lugares e não lugares da escrita nas conversas pedagógicas reinventadas pelas conversas de vida. Esse trabalho revisita o espaço pedagógico onde estão inscritos os narradores da pesquisa, esta intencionalidade não centra sua preocupação no pedagógico e, sim, nas representações dos surdos jovens e adultos sobre seus usos e práticas sociais que envolvem a experiência da escrita. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.794
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