Letramento e surdez: a visualização das palavras

Autores

  • Zilda Maria Gesueli Universidada Estadual de Campinas
  • Lia de Moura Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.796

Palavras-chave:

Linguagem. Surdez. Letramento visual.

Resumo

Este trabalho propõe um novo olhar sobre o processo de letramento de alunos surdos e sobre a noção de texto, enfatizando a importância do aspecto visual da leitura-escrita como um fator constitutivo desse processo. Dada a característica visual da língua de sinais, a imagem apresenta-se de forma significativa no processo de construção de conhecimento desses alunos. A língua de sinais constitui-se como traço identitário co-relacionado à cultura, portanto, o dizer na língua de sinais constitui a base para o encontro com o objeto escrito na sala de aula. Neste contexto, torna-se necessário, portanto, refletir sobre a concepção de texto e nos distanciarmos da noção de escrita como representativa da oralidade, o que nos afasta de uma concepção grafocêntrica da escrita e nos leva a considerar as ações que se fazem com e sobre a língua (no caso, o português escrito) como práticas discursivas. Nesta perspectiva, o letramento visual apresenta-se como um fator de extrema relevância no processo de escolarização de surdos. 

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Biografia do Autor

Zilda Maria Gesueli, Universidada Estadual de Campinas

Docente do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto” CEPRE/FCM/Unicamp Doutora em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas Mestre em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas.

Lia de Moura, Universidade Estadual Paulista

Aprimoranda do Programa Desenvolvimento Infantil: Linguagem e Surdez no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto” CEPRE/FCM/Unicamp Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista.

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Publicado

2008-11-13

Como Citar

GESUELI, Z. M.; MOURA, L. de. Letramento e surdez: a visualização das palavras. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 110-122, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i2.796. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/796. Acesso em: 31 out. 2020.