Resumo
Os jovens rurais têm diferentes inserções na sociedade. Considerando essas diversidades, pretende-se conhecer seus espaços de formação (escola, família, movimentos sociais), apreendendo as singularidades, as variações e as multiplicidades de suas práticas. Como os jovens na escola, nos cursos de formação, na família, no cotidiano, estão criando e recriando modos de vida? Como os jovens rurais constituem seus espaços de formação e sociabilidade, como exercitam corpo e o pensamento e como canalizam desejos, sonhos e ações afirmativas?
Referências
ABRAMOWAY, M.; CASTRO, M. C. Juventude, juventudes: o que une e o que separa. Brasília: UNESCO, 2006. Disponível em: http//unesdoc.unesco.org.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2003.
CALLE, A. El estudio del impacto de los movimentos sociales. Una perspectiva global. Revista Española de Investigaciones Sociologicas, Madrid, n. 120, 2007.
CARRANO, P.; MARTINS, C. H. S. Culturas juvenis em espaços populares: culturas e expressividades juvenis: uma janela para a escola. Boletim 24, Salto para o futuro, 2007.
CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura: volume I: a sociedade em rede. Lisboa: Fundação Calouste-Gulbenkian, 2002.
CERTEAU, M. A cultura no plural. Tradução de Enid Abreu Dobránszky. Campinas-SP: Papirus, 1995.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1999.
DAMASCENO, M. N. A convivialidade como expressão da cultura estudantil. In: DAMASCENO, M. N.; THERRIEN, J. (Org.). Artesãos de um outro ofício: múltiplos saberes e práticas no cotidiano escolar. São Paulo, SP: Annablume; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto do Governo do Estado do Ceará, 2000.
DAYRELL, J. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
DAYRELL, J. Juventude, grupos de estilo e identidade. Educação em Revista, n. 30, p. 25-39, dez. 1999.
DAYRELL, J. Juventude, produção cultural e a escola. Caderno do Professor, Belo Horizonte, n. 9, abr. 2002.
DAYRELL, J. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, out. 2007.
DELEUZE, G.e PARNET, C. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
FERREIRA P.; SILVA, P. A. O associativismo juvenil e a cidadania política. Lisboa: Instituto Português da Juventude, 2005.
GARBIN, E. M. Culturas juvenis, identidades e internet: questões atuais. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
LEVY, P. O que é virtual? São Paulo, SP: Editora 34, 1994.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo, SP: Editora 34, 1999.
LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 13. ed. São Paulo: Editora 34, 2004.
LOURO, G. L. Gênero, história e Educação: construção e desconstrução. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul./dez. 1995.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
NEGRI, A. Cinco lições sobre o Império. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2003.
PAIS, J. M. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo, SP: Cortez, 2003.
PAIS, J. M. Jovens e cidadania. Sociologia, Problemas e Práticas, Lisboa, n. 49, 2005.
PAIS, J. M. Nos rastros da solidão: deambulações sociológicas. Porto: AMBAR, 2006.
PAIS, J. M. VI CULTURAS DE GRUPOS: grupos e afiliações sociais. Lisboa: [s.n.], 2008.
PELBART, P. P. Biopolítica e biopotência no coração do império. In: LINS, D.; GADELHA, S. (Org.). Nietzche e Deleuze: que pode o corpo. Rio de Janeiro, RJ: Relume Dumará, 2002.
RECUERO, R. C. Comunidades virtuais: uma abordagem teórica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, 5., GT de Comunicação e Tecnologia das Mídias, 2001, PUC/RS.
SALES, C. M. V. Criações coletivas da juventude no campo político: um olhar sobre os assentamentos rurais do MST. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2006.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.