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Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação
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Palavras-chave

Culturas juvenis. Identidades. Mídias. Educação.

Como Citar

BOMFIM, Maria do Carmo Alves do; CONCEIÇÃO, Luzineide dos Santos. Culturas juvenis, mídias e consumo: mediações em educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, p. 124–134, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i0.863. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Estudos recentes têm enfocado a cultura juvenil, entretanto há lacunas quanto aos desejos dos jovens. O presente estudo registra resultados de pesquisas do Observatório de Juventudes, Cultura de Paz e Violências na Escola – OBJUVE da Universidade Federal do Piauí, especificamente sobre as práticas dos grupos de Hip Hop Vida na Periferia “Vida P” e Movimento pela Paz na Periferia “MP 3” e outra pesquisa sobre “Juventudes, Mídias e Violências”, objetivando compreender as mediações formativas na construção das identidades das/os jovens envolvidas/os em práticas em tais práticas de sociabilidades. São referências teóricas desse trabalho os estudos de Adad (2004), Fischer (2008), Catani e Gilioli (2008), Bomfim (2006), Sposito (2003) dentre outras, que foi operacionalizado por meio de observação nos espaços onde se encontravam os sujeitos dessas pesquisas e de aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados podemos registrar que as identidades dos/as jovens da periferia de Teresina são construídas em meio a grupos de amigos, dos movimentos de que participam e de colegas do espaço escolar através de atividades culturais específicas (cine-periferia, teatro, danças etc.) mediadas por ações formativas planejadas. Não obstante essa formação, os/as jovens sofrem forte influência de atrativos para consumo mercadológico via instituições midiáticas, além de reforçarem práticas de violência.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.863
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Referências

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