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Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras
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Palavras-chave

Métodos de ensino. Revisão de literatura. Ensino superior. Ensino médio.

Como Citar

ROZA, Jiani Cardoso da; VEIGA, Adriana Moreira da Rocha; ROZA, Marcelo Pedroso da. Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 202–221, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i1.8651638. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O Blended Learning é um modelo de educação formal que mescla a aprendizagem presencial com a virtual, em coexistência, valorizando os diferentes modos de interação, colaboração, envolvimento e promovendo a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores. Neste artigo, com o objetivo de explorar como essa temática se apresenta no cenário educacional brasileiro, analisamos as dissertações e teses nacionais relacionadas a Blended Learning, no período de 2013 a 2017, disponibilizadas na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Assim, partimos de um estudo de revisão sistemática da literatura dessas produções, destacando o cenário atual e as compreensões em torno do assunto, e seguimos com a construção de uma síntese das pesquisas voltadas à Educação Superior e ao Ensino Médio. Como resultado, as pesquisas nos revelam um cenário crescente de estudos e experimentações com Blended Learning, elaboradas, geralmente, a partir de iniciativas individuais de professores, na intenção de potencializar a aprendizagem dos estudantes do século XXI.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651638
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