Banner Portal
“Modos de existência” como dispositivo teórico-conceitual
PDF

Palavras-chave

Pesquisa e educação
Pensamento
Existência
Filosofia

Como Citar

RIBEIRO, Cintya Regina. “Modos de existência” como dispositivo teórico-conceitual: contribuições de Michel Foucault e Étienne Souriau à pesquisa educacional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 4, p. 912–930, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i4.8655333. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655333. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O estudo focaliza o campo da pesquisa educacional, discutindo a natureza do trabalho de pensamento frente a um problema de investigação. A partir do pensamento de Michel Foucault e Étienne Souriau, aborda o dispositivo teórico-conceitual “modos de existência”, destacando como ambos os pensadores produzem a implicação entre um pensamento das artes e um pensamento filosófico no enfrentamento da questão. O trabalho busca demonstrar como tal procedimento confere aos modos de existência uma condição estratégica de dispositivo teórico-conceitual, ultrapassando assim os territórios de problematização nos quais foram forjados. Foucault discute modos de existência a partir de uma problematização do sujeito e da experiência, sugerindo, no horizonte de uma dessubjetivação radical, uma experiência da impossibilidade. Souriau discute modos de existência a partir de uma problematização da obra estética, evocando, no trabalho mesmo dessa obra, os movimentos singulares de instauração e inacabamento. Dado o tratamento de ambos os pensadores à questão dos modos de existência, torna-se possível empreender uma abordagem de natureza indissociavelmente política, ética e estética, aspectos que ativam implicações estratégicas no campo da educação e, particularmente no âmbito da pesquisa em educação, uma vez que uma problematização dos modos de existência opera em favor de uma problematização do próprio modo de existência de um problema de investigação.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655333
PDF

Referências

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos VI: repensar a política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos IX: Genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017.

SOURIAU, Étienne. Los diferentes modos de existencia. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Cactus, 2017.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.