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Jovens cegos tateando os seus projetos de vida um estudo sobre suas representações
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Palavras-chave

Juventude
Diversidade
Representações

Como Citar

NASCIMENTO, Ivany Pinto; NASCIMENTO, Lourival. Jovens cegos tateando os seus projetos de vida um estudo sobre suas representações. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 3, p. 716–738, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i3.8657625. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657625. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

 O artigo objetiva apresentar os resultados parciais do estudo desenvolvido no período de 2017 a 2018, com os seguintes questionamentos: como os jovens com cegueira que moram na Amazônia paraense, região Norte do País, compartilham conhecimentos sobre seus Projetos de Vida e qual a importância que atribuem à escola para a realização desses projetos? Trata de uma pesquisa de abordagem processual, do campo teórico e metodológico das Representações Sociais. O instrumento utilizado foi a entrevista com roteiro preestabelecido em forma de temáticas sobre o projeto de vida. Os sujeitos entrevistados foram 10 jovens cegos estudantes, distribuídos igualmente entre jovens do sexo feminino e jovens do sexo masculino na faixa etária entre 15 a 29 anos, vinculados a Unidade Técnica Educacional Especializada José Álvares de Azevedo (UTES JAA). A Análise de Conteúdo de Bardin (1997) foi utilizada para identificar o pensamento consensual de jovens cegos sobre seus projetos de vida. Os resultados parciais apontam o seguinte:  que as representações sociais refletem as imagens e os significados sobre o projeto de vida que transitam entre Educação, Trabalho; que a escola, sem ressignificar a racionalidade com a qual materializa o processo de ensino-aprendizagem, passa a representar um obstáculo tanto na inclusão escolar quanto na realização de seus projetos de vida.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657625
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