Resumo
Desde o início da década de 1990, no contexto ibero-americano, é possível reconhecer uma série de investigações sobre educação. Ressalte-se que o surgimento dessa preocupação com o ensino como objeto de estudo coincide com dois marcos que têm sido fundamentais para a historiografia da educação: de um lado, a publicação das monografias 295 e 296 da Revista de Educação do Ministério da Educação. A Educação de Espanha, que colocou à disposição do público um conjunto de ferramentas para o estudo das disciplinas escolares como questão central para compreender as relações entre escola e cultura (Viñao, 2006). Em particular, sobressaem os trabalhos sobre a história das disciplinas escolares (Chervel, 1991) e a história do currículo (Goodson, 1991). Por outro lado, dois anos após estas monografias, na conferência de encerramento do XV ISCHE em Lisboa, Portugal, Dominique Julia (2001) levantou um conjunto de aspectos em torno do estudo histórico da cultura escolar, em que foi eco de aspectos também indicados nas monografias.
Referências
BERNSTEIN, Basil; DÍAZ, Mario. Hacia una teoría del discurso pedagógico. Revista Colombiana de Educación. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, n. 15, en./jun. 1985. Disponible en: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/download/5120/4199 . Acceso en: 17 de agosto de 2020.
GOODSON, Ivor. La construcción social del currículum. Posibilidades y ámbitos de investigación de la historia del currículum. Revista de Educación, Madrid: Ministerio de Educación y Formación Profesional, n. 295, p. 7-37, may./ag. 1991. Disponible en: https://sede.educacion.gob.es/publiventa/detalle.action?cod=482 . Acceso en: 17 de agosto de 2020.
OSSENBACH, Gabriela. La contribución sobre los manuales escolares en América Latina: la contribución del proyecto MANES. Historia de la Educación. Revista Interuniversitaria. Salamanca: Universidad de Salamanca, n.19, p. 195-203, anual. 2000. Disponible en https://gredos.usal.es/handle/10366/136614 . Acceso en: 17 de agosto de 2020.
VIÑAO, Antonio. Historia de las disciplinas escolares. Historia de la Educación. Revista Interuniversitaria, Salamanca: Universidad de Salamanca, n. 25. p. 243-269, anual, 2006. Disponible en: http://campus.usal.es/~revistas_trabajo/index.php/0212-0267/article/view/11181/11603 . Acceso en: 17 de agosto de 2020
ZULUAGA, Olga. Pedagogía e Historia. La historicidad de la pedagogía, la enseñanza un objeto de saber. Bogotá: Universidad de Antioquia, Anthropos y Siglo del Hombre, 1999. p. 193. ISBN: 9586650170
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 ETD - Educação Temática Digital