Cultura, saberes e disciplinas escolares na Ibero-América

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8657761

Palavras-chave:

Cultura escolar, Conhecimento escolar, Disciplinas escolares, Currículo, Patrimônio escolar, Ensino, Escolarização, Escolas, Método de ensino, Pedagogia, Did´ática, Infância, Adolescência, Manuais escolares, Formação de professores

Resumo

Desde o início da década de 1990, no contexto ibero-americano, é possível reconhecer uma série de investigações sobre educação. Ressalte-se que o surgimento dessa preocupação com o ensino como objeto de estudo coincide com dois marcos que têm sido fundamentais para a historiografia da educação: de um lado, a publicação das monografias 295 e 296 da Revista de Educação do Ministério da Educação. A Educação de Espanha, que colocou à disposição do público um conjunto de ferramentas para o estudo das disciplinas escolares como questão central para compreender as relações entre escola e cultura (Viñao, 2006). Em particular, sobressaem os trabalhos sobre a história das disciplinas escolares (Chervel, 1991) e a história do currículo (Goodson, 1991). Por outro lado, dois anos após estas monografias, na conferência de encerramento do XV ISCHE em Lisboa, Portugal, Dominique Julia (2001) levantou um conjunto de aspectos em torno do estudo histórico da cultura escolar, em que foi eco de aspectos também indicados nas monografias.

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Biografia do Autor

Alejandro Alvarez Gallego, Universidade Nacional Pedagógica - Colômbia

Doutor em História da Educação e Educação Comparada - Universidad Nacional de Educación a Distancia-UNED, Espanha. Professor Titular na Facultad de Educación, Universidad Pedagógica Nacional – Bogotá. Membro Fundador “Grupo de Investigación Historia de la Práctica Pedagógica-GHPP em Colombia”. CO.

Rafael Rios Beltrán, Universidade do Valle

Doutor em Educação - Universidad de Antióquia, Colômbia. Professor Titular no Instituto de Educacion y Pedagogía -  Universidad Del Valle, Cali - Colômbia. Membro do “Grupo de Investigación Historia de la Práctica Pedagógica em Colombia-GHPP” - Colombia.

Miguel Ángel Martínez Velasco, Universidade do Vale

Mestre em Educação, Universidade de Antióquia - UdeA; Doutorado em andamento - Universidad del Valle - UV. Licenciatura em Pedagogia Infantil, Universidade de Pamplona - UP, Colômbia. Professor do Instituto de Educação e Pedagogia, Universidad del Valle - UV. Membro do Grupo de Pesquisa História da Prática Pedagógica (GHPP)

Referências

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

ALVAREZ GALLEGO, A.; RIOS BELTRÁN, R.; MARTÍNEZ VELASCO, M. Ángel . Cultura, saberes e disciplinas escolares na Ibero-América. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 4, p. 787–792, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i4.8657761. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657761. Acesso em: 3 dez. 2021.