Banner Portal
Para a crítica da educação neoliberal - Entrevista com Christian Laval
PDF

Palavras-chave

Neoliberalismo
Estado
Escola
Concorrência
Crítica

Como Citar

CATINI, Carolina de Roig. Para a crítica da educação neoliberal - Entrevista com Christian Laval. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 4, p. 1031–1040, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i4.8658365. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658365. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Christian Laval, sociólogo francês e professor da Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris X), defende que “a única modernidade emancipatória real está na autonomia da educação em relação ao poder do capital”. Em entrevista concedida em janeiro de 2020, durante a imensa greve de trabalhadoras e trabalhadores contra a reforma da previdência, mas também das grandes mobilizações contra as reformas do ensino médio e da pesquisa universitária na França, o autor articula a tarefa da crítica de examinar a configuração da “nova escola capitalista” com uma proposta política que negue o futuro e a modernização da educação aprisionados pela concorrência. Como modo de vida neoliberal, a concorrência capitalista tem na educação uma sustentação fundamental, seja pela formação da subjetividade, quanto na objetividade da nova configuração da educação mercantilizada ou “mercadorizadora”. Ambas naturalizam a competição e criam uma nova disposição entre indivíduos e Estado por meio da educação. Abordamos, assim, na entrevista com o autor, a relação entre a mudança da forma do Estado e da função da educação que não se volta mais para a formação de um sujeito de direitos, mas para que cada indivíduo se torne um “gestor de capital pessoal”. 

https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8658365
PDF

Referências

BAUDELOT, Christian e ESTABLET, Roger. La escuela capitalista. México: Siglo XXI, 1990.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1970.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2017.

LAVAL. C., VERGNE, F., CLÉMENT, P., DREUX, G. La nouvelle école capitaliste. Paris: Éditions La Décourverte, 2012.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.