Apresentação

Autores

  • Wenceslao Machado de Oliveira Júnior Universidade Estadual de Campinas
  • Gisele Girardi Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v11i2.881

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Primeiro o onde, depois o quem. Na epígrafe acima, o espaço se sobrepõe à pessoa. Ele é prioritário para o personagem pensar a si mesmo. O onde é a pergunta primária. E ela restará sem resposta. O onde é uma das preocupações geográficas quando se pensa o espaço. Seguindo o pensamento de Doreen Massey, espaço é lugar, é lugar do outro, das trajetórias distintas de nós próprios, com as quais negociamos cotidianamente a existência dos territórios que criamos e onde agimos. A convergência de múltiplas trajetórias configura-se em lugar singular, sempre aberto, em constante devir. Cada encontro de trajetórias se faz em acontecimento. Cada acontecimento é pleno de potencialidades para proliferar. Cada proliferação pode ser traduzida como vida, vida sendo entendida como aquilo que se transforma a si mesma, sempre outra, sempre em devir, em constante perguntar-se “onde estou”? Vida inominável por nunca se saber o quê, pois configurada de conexões com o que está fora de si, no espaço... ao redor... o ao redor sendo cada dia mais amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wenceslao Machado de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Licenciatura de Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é MS-3 da Universidade Estadual de Campinas, onde é professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, ambos da Faculdade de Educação/Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no estudo das imagens (educação visual da memória) e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cinema, fotografia e ensino de geografia.

Gisele Girardi, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade de São Paulo (1994), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Cartografia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, cartografia escolar, cartografia geográfica e recursos hídricos.

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, W. M. de; GIRARDI, G. Apresentação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 3–8, 2010. DOI: 10.20396/etd.v11i2.881. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/881. Acesso em: 25 set. 2021.