Um passeio pelas imagens: a Ribeirão Preto de Tony Miyasaka

Autores

  • Giulia Crippa Universidade de São Paulo
  • Andréa Coelho Lastória Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v11i2.884

Palavras-chave:

Imagem. Fotografia. Espaço. Tony Miyasaka. Ribeirão Preto.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a pluralidade de conceitos que as imagens envolvem (desde o mundo antigo até os dias de hoje), sua concepção como uma representação material e imaterial e, finalmente, a fotografia como uma possibilidade de imagem construída. Refletimos sobre as potencialidades das fotografias como imagens que contam histórias e representam lugares, que relatam os tempos e registram espaços transformando o passado em nosso contemporâneo. Especificamos que as fotografias revelam o próprio olhar do fotógrafo. Neste sentido, apresentamos o contexto que originou a produção fotográfica de Tony Miyasaka para compreender um pouco da história e da percepção dos lugares do município paulista de Ribeirão Preto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulia Crippa, Universidade de São Paulo

Bacharel em Letras Modernas pela Universidade de Bolonha (Itália). Doutorado em História Social pela FFLCH-USP. Professora Doutora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo, Brasil.

Andréa Coelho Lastória, Universidade de São Paulo

Licenciada em Geografia e Pedagogia, bacharel em Geografia pela UNESP – Rio Claro. Mestrado e doutorado em Educação pela UFSCar. Professora Doutora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo, Brasil.

Referências

BARATIN, M.; JACOB, C. O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 2000.

BETTINI, M.; PELLIZER, E. Il mito di Narciso: immagini e racconti dalla Grecia ad oggi. Torino: Einaudi, 2003.

BRUSATIN, M. Storia delle immagini. Torino: Einaudi, 2002.

CASEY, E. S. Representing place. Minneapolis: Minnesota University Press, 2002.

CRIPPA, G. A cidade e seu retrato: a modernidade revelada de Tony Miyasaka. In: MIYASAKA, T.K.; MIYASAKA, E.L. Ribeirão Preto pelo olhar de Tony Miyasaka. Ribeirão Preto: [s.n.], 2006. p. 7-12.

CRIPPA, G. Conhecer o outro: uma cartografia das trocas culturais entre Japão e Ocidente. In: ITO, A. S. et al. (Org.). Centenário Brasil – Japão: USP e a cooperação científica nipo-brasileira. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2008. p. 127-139.

CRIPPA, G. et al. Os “lugares da memória”: dispositivos ideológicos, esquemas tópicos e sistemas classificatórios. In: LARA, M.G.; FUJINO, A.; NORONHA, D. P. (Org.). Informação e contemporaneidade: Perspectivas. Recife: Néctar, 2007. p.121-138.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2004.

HALBWACS, M. A memória coletiva. São Paulo, SP: Vértice, 1990.

JOLY, F. A cartografia. 3. ed. Trad. Tânia Pellegrini. Campinas: Papirus, 2001.

LATOUR, B. Redes que a razão desconhece: laboratórios, bibliotecas, coleções. In: BARATIN, M.; JACOB, C. (Org.) O poder das bibliotecas: a memória dos livros no ocidente. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 2000, p. 21-44.

LE GOFF, J. “Monumento”. In: ENCICLOPÉDIA Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984. Verbete. (v.1).

MANGUEL, A. Lendo imagens. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2001.

MIYASAKA, T. K.; MIYASAKA, E. L. Ribeirão Preto pelo olhar de Tony Miyasaka. Ribeirão Preto: [s.n.], 2006.

PLATÃO. A República. São Paulo, SP: Martin Claret, 2002.

PLÍNIO, o Velho. Storia naturale. Torino: Einaudi, 1988. v. 5.

SCHAFFER, N. O. et. al. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

SLOTERDIJK. P. Esferas I. Madrid: Siruela, 2003.

Downloads

Publicado

2010-05-31

Como Citar

Crippa, G., & Lastória, A. C. (2010). Um passeio pelas imagens: a Ribeirão Preto de Tony Miyasaka. ETD - Educação Temática Digital, 11(2), 54–74. https://doi.org/10.20396/etd.v11i2.884