Banner Portal
Outros mundos: perversão no planisfério político
PDF

Palavras-chave

Perversões. Planisfério. Educação. Geografia. Experiência.

Como Citar

PREVE, Ana Maria Hoepers; RECHIA, Karen Christine. Outros mundos: perversão no planisfério político. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 146–164, 2010. DOI: 10.20396/etd.v11i2.888. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/888. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O exercício é perverter o mundo para fazer aparecer os outros do mesmo mundo. Esta é a força das duas experiências relatadas no trabalho com os planisférios políticos. Uma delas diz respeito a um curso de formação continuada para professores de História e Geografia da rede municipal de Sombrio/SC e o outra ao grupo de internos do hospital de custódia e tratamento psiquiátrico em Florianópolis/SC (HCTP). No exercício proposto distribuímos às pessoas um planisfério político e pedimos que pervertessem o mundo. O presente texto aponta, além da noção de perversão para a noções de experiência em educação, como articuladoras de mais um princípio reflexivo no campo das imagens, neste caso as imagens da geografia. Nosso intuito com este trabalho foi o de apresentar as imagens e estabelecer com elas uma conversa problematizadora acerca da informação adquirida sobre o mundo. Tratamos do exercício com os dois grupos não numa relação valorativa, mas no sentido de identificar o que os atravessa, os constitui e os faz diferentes. 

https://doi.org/10.20396/etd.v11i2.888
PDF

Referências

BINDO, M. O melhor dos mundos, pé no chão: voluntariado. Vida Simples, n.esp. , [s.d.].

GODOY, A. Educação e experimentação [ou como entrar nas palavras, nas cores, nos sons ou nas pedras]. São Paulo, 2007. (no prelo).

LARROSA, J. Nota sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, jan./abr., n.19, 2002.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2008.

OLIVEIRA JUNIOR, W. M. Apontamentos sobre a educação visual dos mapas: a (des) natureza da idéia de representação. In: COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES, 6., 2009, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora : UFJF, 2009. Apresentado também: In: FÓRUM LATINO AMERICANO DE CARTOGRAFIA PARA ESCOLARES, 2., 2009, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2009.

OLIVEIRA JUNIOR, W. M. A produção da escuta a partir de imagens. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA., 8., 2005, Dourado. Anais... Dourado: [s.n.], 2005. p. 1-25.

PELBART, P. P. Cidade, lugar do possível. In: PELBART, P. P. A vertigem por um fio: políticas da subjetividade contemporânea. São Paulo, SP: Iluminuras, 2000.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.