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Crianças de Juiz de Fora (MG) e suas representações de cidade e campo
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Palavras-chave

Relações campo-cidade. Representações. Desenhos. Crianças de Juiz de Fora. Ensino de geografia.

Como Citar

NUNES, Carla Cristiane; PINTO, Vicente Paulo dos Santos. Crianças de Juiz de Fora (MG) e suas representações de cidade e campo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 204–225, 2010. DOI: 10.20396/etd.v11i2.891. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/891. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Considerando campo e cidade, rural e urbano como categorias e realidades peculiares, contudo, indissociáveis, o presente trabalho focaliza as representações dessas formas e conteúdos por crianças de Juiz de Fora (MG), entre 8 e 12 anos, com experiências consideradas tipicamente urbanas, o que foi originalmente questão de investigação da dissertação de mestrado ‘É muito difícil você ver uma carroça no centro da cidade’: Crianças de Juiz de Fora (MG) e suas representações de cidade e campo. A pesquisa foi construída em coerência com os pressupostos da investigação qualitativa e teve como objetivo conhecer as representações de campo e cidade, em especial das 12 crianças participantes, por meio de seus desenhos e falas, buscando perceber as concepções que lhes estão subjacentes. Referente à temática das categorias campo/cidade/urbano/rural, o trabalho pauta-se teoricamente em autores como Henri Lefebvre, Raymond Williams, Ana Fani Alessandri Carlos, João Rua e outros. As descobertas da pesquisa são pensadas à luz de referências como Milton Santos, Paulo Freire, Rafael Straforini e Helena Coppetti Callai, na defesa de que a Geografia tem uma função social de auxílio na leitura do lugar-mundo. As imagens, os desenhos e outras formas de representações são essenciais no processo de elaboração dessa leitura que precisa transcender o aparente. 

https://doi.org/10.20396/etd.v11i2.891
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