A tensão de ensinar na (im)potência de controle

Autores

  • Francisca Paula Toledo Monteiro Universidade Estadual de Campinas
  • Regina Maria de Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v11iesp..910

Palavras-chave:

Educação. Psicanálise. Dificuldades de aprendizagem. Desejo. Saber. Poder.

Resumo

Este artigo apresenta o estudo de caso de uma criança com “dificuldades de aprendizagem”. Os recursos teóricos que deram suporte a essa reflexão têm origem na psicanálise – nos escritos de Sigmund Freud sobre o inconsciente, o saber e a relação transferencial – e na filosofia, sob a ótica de Michel Foucault e seus apontamentos sobre poder, saber e verdade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Paula Toledo Monteiro, Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp; Professora nos programas educativos da Unicamp; Docente da Faculdade Pitágoras de Jundiaí; Pedagoga atuante com crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem na abordagem psicanalítica na Clínica Vida em Campinas; Coordenadora do Grupo Multidisciplinar do Desenvolvimento Humano – GRUMIP em Poços de Caldas –MG; Docente dos cursos de formação de professores alfabetizadores da Rede Municipal de Monte Mor – SP: Rua Isabel Negrão Bertotti, 100 ap. 82 A – Campinas – Cep: 13087-508

Regina Maria de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade de Campinas; Doutora em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP; Docente do Departamento de Psicologia Educacional da UNICAMP; Representante da UNICAMP no Núcleo Educación para la Integración da AUGM, componente do Grupo de Estudos e Pesquisa Diferenças e Subjetividades em Educação - DIS

Referências

ALBANO, S.; GARDNER, H.; LEVIT, A. Glossario lacaniano. Buenos Aires: Quadrata, 2006.

ALBERTI, S. Demanda e desejo na transferência. In: Literal (Revista da Escola de Psicanálise de Campinas), Campinas, n.6, p.93-100, 2003.

CORRÊA, R. F. Dificuldades no aprender: um outro olhar. Campinas: Mercado das Letras, 2001.

FERREIRA NETO, G. A. O amor é dar o que não se tem. In: CESAROTTO, O. (Org.). Idéias de Lacan. São Paulo, SP: Iluminuras, 2001.

FISCHER, R. M. B.; VEIGA-NETO, A. Foucault, um diálogo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.29, n.1, 2004.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13. ed. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 2003.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1998. (Organização de textos por Roberto Machado em 1979).

FOUCAULT, M. O poder psiquiátrico: curso dado no Collège de France, 1973-74. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.

FREUD, S. O mal estar na civilização. Edição Standard brasileira das obras completas de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1974. (Original de 1929-1930).

FREUD, S. Sobre a psicopatologia da vida cotidiana In: FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: Edição Standard brasileira. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1976. (v.6).

FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Tradução de Vera Ribeiro. CoF. e notas de James Strachey. Colab. de Anna Freud. In: FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: Edição Standard brasileira. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 2006. (Original de 1905; v.7)

HOUIASS. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2001.

KUPFER, F. C. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo, SP: Scipione, 1997.

LACAN, J. O seminário: livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1991. (Original de 1969-1970).

LAJONQUIÈRE, L. Itard Victor!!! Ou do que não deve ser feito na educação das crianças. In:

BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I. A educação de um selvagem. São Paulo, SP: Cortez, 2000.

LAJONQUIÈRE, L. Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis: Vozes, 2002.

MILLOT, C. Freud antipedagogo. Trad. Ari Roitman. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2001.

MONTEIRO, F. P. T. Fracasso escolar: o discurso do sujeito que fracassa. Fracassa? 97 fl. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

MONTEIRO, F. P. T.; NASCIMENTO, L. C. R. Para além do princípio da ortografia: uma perspectiva psicanalítica sobre as trocas na escrita. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 8, n. esp. p. 58-72, 2006.

ROUDINESCO, E.; PLON, F. Dicionário de psicanálise. Trad. Vera Ribeiro e Lucy Magalhães. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1998.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Como Citar

Monteiro, F. P. T., & Souza, R. M. de. (2010). A tensão de ensinar na (im)potência de controle. ETD - Educação Temática Digital, 11, 269–294. https://doi.org/10.20396/etd.v11iesp.910

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>