Resumo
Este artigo apresenta o estudo de caso de uma criança com “dificuldades de aprendizagem”. Os recursos teóricos que deram suporte a essa reflexão têm origem na psicanálise – nos escritos de Sigmund Freud sobre o inconsciente, o saber e a relação transferencial – e na filosofia, sob a ótica de Michel Foucault e seus apontamentos sobre poder, saber e verdade.
Referências
ALBANO, S.; GARDNER, H.; LEVIT, A. Glossario lacaniano. Buenos Aires: Quadrata, 2006.
ALBERTI, S. Demanda e desejo na transferência. In: Literal (Revista da Escola de Psicanálise de Campinas), Campinas, n.6, p.93-100, 2003.
CORRÊA, R. F. Dificuldades no aprender: um outro olhar. Campinas: Mercado das Letras, 2001.
FERREIRA NETO, G. A. O amor é dar o que não se tem. In: CESAROTTO, O. (Org.). Idéias de Lacan. São Paulo, SP: Iluminuras, 2001.
FISCHER, R. M. B.; VEIGA-NETO, A. Foucault, um diálogo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.29, n.1, 2004.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13. ed. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 2003.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1998. (Organização de textos por Roberto Machado em 1979).
FOUCAULT, M. O poder psiquiátrico: curso dado no Collège de France, 1973-74. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.
FREUD, S. O mal estar na civilização. Edição Standard brasileira das obras completas de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1974. (Original de 1929-1930).
FREUD, S. Sobre a psicopatologia da vida cotidiana In: FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: Edição Standard brasileira. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1976. (v.6).
FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Tradução de Vera Ribeiro. CoF. e notas de James Strachey. Colab. de Anna Freud. In: FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: Edição Standard brasileira. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 2006. (Original de 1905; v.7)
HOUIASS. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2001.
KUPFER, F. C. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo, SP: Scipione, 1997.
LACAN, J. O seminário: livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1991. (Original de 1969-1970).
LAJONQUIÈRE, L. Itard Victor!!! Ou do que não deve ser feito na educação das crianças. In:
BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I. A educação de um selvagem. São Paulo, SP: Cortez, 2000.
LAJONQUIÈRE, L. Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis: Vozes, 2002.
MILLOT, C. Freud antipedagogo. Trad. Ari Roitman. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2001.
MONTEIRO, F. P. T. Fracasso escolar: o discurso do sujeito que fracassa. Fracassa? 97 fl. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
MONTEIRO, F. P. T.; NASCIMENTO, L. C. R. Para além do princípio da ortografia: uma perspectiva psicanalítica sobre as trocas na escrita. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 8, n. esp. p. 58-72, 2006.
ROUDINESCO, E.; PLON, F. Dicionário de psicanálise. Trad. Vera Ribeiro e Lucy Magalhães. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1998.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.