Apresentação

  • Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla Universidada Estadual de Campinas
  • Guilherme do Val Toledo Prado Universidade Estadual de Campinas
  • Laura Noemi Chaluh Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Tamara Abrão Pina Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Educação - Apresentação

Resumo

Neste artigo narramos o processo de construção do projeto Escola Singular: Ações Plurais, desenvolvido em uma escola pública de Campinas, que surge a partir de uma parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Silva. A partir de discussões, dilemas, leituras, acontecidas nos espaços de reflexão coletiva da escola referida, encontros dos quais participam a equipe de gestão, os professores da escola e a universidade, decidiu-se por uma mudança na estrutura, organização e currículo da escola. O pareceria entre escola e universidade, a partir do ano 2003, teve como objetivo a melhoria da educação pública. O Projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no estado de São Paulo (Fapesp – processo no 03/13809-0)...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla, Universidada Estadual de Campinas
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal). Membro da Rede de Investigações "Novos saberes dos cidadãos, novos desafios à formação de professores", do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, da Universidade de Aveiro (Portugal), coordenado pela Profa. Dra. Idália Sá-Chaves. Atualmente é professor- assistente doutor (MS 3) da Universidade Estadual de Campinas.
Guilherme do Val Toledo Prado, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em METODOLOGIA DE ENSINO pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em LINGÜÍSTICA APLICADA - Ensino e Aprendizagem de Língua Materna- pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor doutor na Faculdade de Educação da UNICAMP e integrante do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada.
Laura Noemi Chaluh, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Professora para o Ensino Primário - Escuela Normal Superior Nº , Argentina. Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade de Buenos Aires, Argentina. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) e do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED), FE/UNICAMP.
Tamara Abrão Pina, Universidade Estadual de Campinas
Pedagoga e Mestre em Educação, pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/FE/UNICAMP). Atua como docente na Educação Básica da rede Estadual de Campinas e no curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior de Campinas (IESCAMP).
Publicado
2009-10-07
Como Citar
Sadalla, A. M. F. de A., Prado, G. do V. T., Chaluh, L. N., & Pina, T. A. (2009). Apresentação. ETD - Educação Temática Digital, 7, 2-11. https://doi.org/10.20396/etd.v7i0.951