Banner Portal
Sala de aula: espaço da arte e do afeto
PDF

Palavras-chave

Relação professor-aluno. Afetividade. Arte.

Como Citar

GOMES, Gisele Filippini. Sala de aula: espaço da arte e do afeto. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, p. 33–45, 2009. DOI: 10.20396/etd.v7i0.955. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/955. Acesso em: 10 maio. 2024.

Resumo

O presente texto discute a questão da arte como motivadora na relação de afetividade entre professor e aluno, influenciando a própria dinâmica do espaço da sala de aula. A partir da experiência relatada, será possível perceber a importância do desenvolvimento de projetos relacionado à artes, enquanto um elemento facilitador do processo de aprendizagem, mobilizando o aluno para uma formação mais humana e sensível. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i0.955
PDF

Referências

ALMEIDA, A. A emoção em sala de aula. Papirus, 1999.

ARAÚJO, U. A construção de escolas democráticas. história sobre a complexidade, mudanças e resistências. Editora Moderna, 2002.

LEITE, S. e TASSONI, E. “A afetividade em sala de aula: As condições de ensino e a mediação do professor”. In: AZZI, R. G. E SADALLA, A. M. F. (orgs). Formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

MORAES, R. Sala de aula, que espaço é esse?. São Paulo: Papirus, 1994.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.