Banner Portal
Afetividade nas relações de ensino-aprendizagem
PDF

Palavras-chave

Afetividade. Relação professor-aluno. Processo ensino-aprendizagem.

Como Citar

ÁREA, Clarice Jaeger. Afetividade nas relações de ensino-aprendizagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, p. 66–73, 2009. DOI: 10.20396/etd.v7i0.959. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/959. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O presente texto apresenta os dilemas e reflexões acerca da compreensão do processo ensino-aprendizagem dos alunos da EMEF Padre Francisco Silva, principalmente em relação aos alunos em defasagem no processo de aquisição de leitura e escrita e que não conseguem acompanhar a turmas em que estão matriculados. Na busca de novos caminhos e possibilidades de trabalho com estes alunos, conto com as contribuições da abordagem histórico-cultural, ampliando minha compreensão sobre a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e que realmente afetividade e cognição caminham juntas.

https://doi.org/10.20396/etd.v7i0.959
PDF

Referências

ARANTES, V. A. A afetividade no Cenário da Educação. In: OLIVEIRA, Marta Kohl de, REGO, Tereza Cristina, SOUZA, Denise Trento R. (Orgs.) . Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.

FONTANA, R.A. C. A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: SMOLKA e GÓES (Orgs). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1993.

LEITE, A. da S. TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: As condições de ensino e a mediação do professor. In: AZZI, Roberta Gurgel e SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão (Orgs.). Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygostky: Aprendizado e desenvolvimento em processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

VALLEJO, P. M. A relação professor - aluno. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.