Banner Portal
Motivação: motivo da ação
PDF

Palavras-chave

Motivação. Aprendizagem. Relação professor-aluno.

Como Citar

MORAES, Doralice Marcolina de. Motivação: motivo da ação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, p. 79–83, 2009. DOI: 10.20396/etd.v7i0.961. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/961. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A partir das leituras e reflexões a respeito da temática Motivação, busco por meio deste relato, discutir os aspectos importantes sobre a motivação tanto docente quanto discente, contando com as contribuições da Psicologia. É válido ressaltar a importância da motivação num processo de ensino e aprendizagem que tem como premissa o prazer e o sentido tanto em ensinar quanto em aprender, possibilitando uma efetiva construção do conhecimento. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i0.961
PDF

Referências

BOAL, A. Jogos para atores e não atores. [ S.I]. Ed. Civilização Brasileira, 2000.

BORUCHOVITCH, E. BZUNECK, J. A. Motivação do Aluno. Campinas: Vozes, 2001.

MARCONDES, B. MENEZES, G. T. Como usar outras linguagens na sala de aula. São Paulo: Ed. Contexto, 2003.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. [S.n.t.]. Poesia de Ademar Ferreira dos Santos, [S.n.t.].

SADALLA, A. M. F. de A. Com a palavra, a professora: suas crenças, suas ações, Campinas: Alínea, 1998.

SILVA B. B A. Mentes inquietas. São Paulo: Ed. Gente 2003.

STRATTON, P. NICKY H. Dicionário de psicologia. São Paulo: Pioneira 1994.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.