Banner Portal
Histórias que precisam ser conhecidas: reflexividade de professores em ações plurais na escola pública
PDF

Palavras-chave

Mediação. Reflexividade. Trabalho diversificado.

Como Citar

ORBETELLI, Sheila. Histórias que precisam ser conhecidas: reflexividade de professores em ações plurais na escola pública. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, p. 111–116, 2009. DOI: 10.20396/etd.v7i0.966. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/966. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Venho mostrar através deste artigo, o trabalho desenvolvido em minha sala de aula, uma 4ª série, em uma escola pública municipal da periferia de Campinas. Meu objetivo, enquanto pesquisadora da reflexividade docente e da aprendizagem mediada, é buscar alternativas de “ensinagem” para superação das dificuldades que encontramos no processo de aprendizagem escolar. Entre estas dificuldades, uma das que mais me afetaram como professora, foi minha própria desmotivação, frente à necessidade diferenciada de cada aluno, em classes muito numerosas, causando assim uma diversidade representativa da comunidade escolar, dentro da sala de aula. O trabalho em duplas, a avaliação formativa, o estabelecimento de significação e sentido dos conteúdos, o estabelecimento de clima agradável, amistoso e harmônico, a maior interação entre alunos e professora, e também, o trabalho interdisciplinar desenvolvido através de “mini-projetos”, em paralelo com um grupo de estudos que consta como atividade do projeto, possibilitou vislumbrar novos horizontes. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i0.966
PDF

Referências

MENTES, Mandia. Prog. de Pesq. Cognitiva-Divisão de Ensino Especializado da Universidade de Witwatersrand-Africa do Sul. São Paulo: Ed. Senac, 1997. Tradução José Francisco Azevedo.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.