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Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola
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Palavras-chave

Aprendizagem. Jogos educativos. Pré-escola.

Como Citar

SILVA, Karina Cristina. Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 161–180, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i2.1078. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1078. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as atividades propostas para uma classe de pré-escola de Valinhos, visando identificar os estilos de aprendizagens envolvidos em cada atividade. Objetivou-se também a identificação dos estilos de aprendizagem de cada criança da classe. O suporte teórico deste estudo baseia-se primordialmente na teoria relativa aos estilos cognitivo e de aprendizagem. Participaram da pesquisa 9 meninos e 13 meninas de uma classe de pré-escola municipal de Valinhos-SP, com idade entre 6 e 7 anos. Foram utilizados dois roteiros de observação: um para análise das atividades e o segundo de observação das crianças. As observações foram realizadas durante seis dias, sendo quatro para a observação das atividades e dois para a observação dos estilos das crianças. Em geral, pudemos verificar que as atividades propiciam a manifestação de vários estilos, embora favoreçam as condutas grupais. A maioria das crianças apresentou estilos grupais, com predominância de conduta ativa, verbalização e pouca agressividade. Em três crianças, encontramos uma conduta passiva associada a pouca verbalização e preferência por brincarem sozinhas. Este estudo apontou a necessidade de abordagens mais profundas do tema, que ampliem o conhecimento a respeito dos estilos de aprendizagem na escola. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i2.1078
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Referências

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