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As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores
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Palavras-chave

Teoria Sociohistórica. Vigotski. Tecnologia. Psicopedagogia.

Como Citar

FETT, Ana Maria Munhoz; NÉBIAS, Cleide Marly. As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 112–141, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i1.599. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/599. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso, que teve como objetivo analisar a utilização da tecnologia por meio do computador como instrumento mediador no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em um contexto psicopedagógico clínico. O caso é o de um menino de onze anos, com vários encaminhamentos a profissionais da saúde e os diagnósticos de dificuldades de aprendizagem e psicose infantil. Os dados foram coletados a partir de observações dos registros de treze atendimentos psicopedagógicos, nos quais o computador foi utilizado, e de entrevistas com a família. A análise dos dados se deu pelos seus conteúdos, caracterizados por unidades de representação significativas e homogêneas propostas por Bardin (1977). A partir das reflexões embasadas na Teoria Sociohistórica, chegou-se à conclusão de que as mediações do computador aliadas à mediação da psicopedagoga contribuíram no desenvolvimento das funções psicológicas superiores do sujeito dessa pesquisa, principalmente as de atenção, memória, emoção e linguagem.

https://doi.org/10.20396/etd.v7i1.599
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