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Comunitarismo, sociedade civil e a reforma da educação na era FHC (1995-2002)
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Palavras-chave

Comunitarismo. Valores liberais. Reforma educacional. Governo brasileiro.

Como Citar

SILVA, Sidney Reinaldo da; PANSARDI, Marcos Vinicius. Comunitarismo, sociedade civil e a reforma da educação na era FHC (1995-2002). ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 136–149, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i1.744. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/744. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute a relação entre as reformas da educação e a concepção de sociedde civil na era FHC, a partir de uma crítica ao comunitarismo. Apontamos que a concepção de formação humana pressuposta nas reformas do período em questão, voltada para a aprendizagem do trade off econômico e moral (ajudar os pobres como forma de compensar os benefícios recebidos pela sociedade, como o emprego, bolsas de estudos) coaduna-se com o neoliberalismo e com o reforço da histórica cisão “moral” da sociedade brasileira. 

https://doi.org/10.20396/etd.v9i1.744
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