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Multiculturalismo e linguagem: literatura surda, o caminho contrário ao esquecimento
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Palavras-chave

Multiculturalismo. Linguagem. Literatura surda. Surdez.

Como Citar

SOARES, Raquel Silva. Multiculturalismo e linguagem: literatura surda, o caminho contrário ao esquecimento. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 34–46, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i2.789. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/789. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A partir da concepção de diferença lingüística evidenciarei a importância do respeito e conhecimento da literatura produzida por grupos ou comunidades como forma se expressão social e cultural. A exemplo do conto Cinderela que, ao ser recontada por surdos adultos, universitários, sobrevive com o título de Cinderela Surda. A literatura produzida por surdos usuários da língua de sinais evidencia sua inserção nos contos acrescentando a história de sua educação e a história do nascimento das comunidades surdas. Paralelo traçado na forma como o príncipe surdo aprende língua de sinais através de um professor ouvinte sinalizador e Cinderela (no caso plebéia) apropria-se da língua no contato com surdos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.789
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