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Percepções de jovens em conflito com a lei privados de liberdade: educação e socialização
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Palavras-chave

Jovem. Educação. Internação.

Como Citar

FIALHO, Lia Machado Fiuza; VASCONCELOS, José Gerardo. Percepções de jovens em conflito com a lei privados de liberdade: educação e socialização. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 126–144, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i1.8651291. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651291. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa objetivou compreender as percepções juvenis acerca do significado da experiência socioeducativa de internação, medida privativa de liberdade, que se propõe a ser educativa e socializadora. Com a metodologia da história oral biográfica coletou-se sete entrevistas livres como fontes primárias. Os resultados apontaram característica acerca do perfil dos jovens - defasagem escolar, ingresso precoce no mercado de trabalho, baixa renda, desagregação familiar e rescendência infracional - e  exprimiram cinco categorias que problematizam a experiência da internação - violência sofrida, identidade infratora, perspectivas e planos dos jovens, código de ética, significado da internação. A discussão, realizada mediante a análise de conteúdo, constatou percepções negativas referentes à socioeducação e educação na internação associada à perda de tempo e prevalência do caráter punitivo em detrimento do educativo, já que o disciplinamento coercitivo promovia clima pouco amistoso sob a tônica da violência e a educação era negligenciada e relegada plano inferior de importância.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651291
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