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Bullying escolar e os processos de resiliência em-si sob a ótica da teoria histórico-cultural
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Palavras-chave

Bullying escolar. Resiliência em-si. Teoria histórico-cultural.

Como Citar

FRANCISCO, Marcos Vinicius; COIMBRA, Renata Maria. Bullying escolar e os processos de resiliência em-si sob a ótica da teoria histórico-cultural. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 145–163, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i1.8651418. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651418. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Nesta investigação analisou-se o processo de apropriação de objetivações culturais, favorecedoras da resiliência em-si em jovens expostos ao bullying escolar. Assumiu-se como referencial a Teoria Histórico-Cultural que tem como base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa, 06 jovens de uma escola pública, do interior do estado de São Paulo, Brasil. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas, a fim de problematizar fotografias e filmagens. Os resultados apontaram que os participantes vêm se apropriando de algumas objetivações humanas, tais como as atividades e espaços que contemplam o lazer, a música, a literatura e outras manifestações artísticas. Embora tais objetivações os tenham conduzido ao enfrentamento do bullying escolar, por meio da resiliência em-si, desenvolvida na relação dialética entre mecanismos mediadores de risco e proteção, tal enfrentamento é pontual, pois os estudantes continuam centrados no modelo de organização social que produz tal manifestação de violência.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651418
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