Banner Portal
Cartografia de um processo de experimentação com arte e linguagens em aulas de geografia no ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio
PDF

Palavras-chave

Cartografia. Mapas. Arte. Educação profissional.

Como Citar

PEREIRA, Ernandes de Oliveira; GIRARDI, Gisele. Cartografia de um processo de experimentação com arte e linguagens em aulas de geografia no ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 222–241, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i1.8651867. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651867. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo demonstrará uma possibilidade de experimento, em aulas de geografia, que articula os conceitos de cartografia e mapas, bem como rizomas e desterritorialização/reterritorialização a partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Essa experiência trouxe como evidência que arte e ciência geográfica, quando funcionam como intercessoras umas das outras, podem propiciar novas maneiras de pensar o espaço e com efeito movimentar o pensamento dos jovens em torno do currículo de geografia do ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio. Durante a experimentação, o comportamento dos estudantes deslocou-se de uma atitude de subordinação, aos paradigmas impostos pelo capitalismo global propagado pelos meios de comunicação sobretudo internet, para uma postura de subversão criativa desse pensamento homogêneo, mesmo no contexto da educação profissional

https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651867
PDF

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos de aprendiz. São Paulo: Companhia das Letras, 2012a.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012b.

BELLEZA, Eduardo de Oliveira. Manoel de Barros: poesia intercessora de geografias menores em vídeo. Revista Geografares, Edição Especial, p.118-132, 2014.

DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972-1990. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1987.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, v.2. 2.ed., São Paulo: Ed. 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v.1. São Paulo: Ed. 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia ? 3.ed., São Paulo: Ed. 34, 2013.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. 3.ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

HAESBAERT, Rogério. Espaço como categoria e sua constelação de conceitos. In: TONINI, Ivaine M.; CASTROGIOVANI, Antonio C.; GOULART, Lígia B.; KAERCHER, Nestor A.; MARTINS, Rosa E. M. W. (Org.). O ensino da geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011, p. 109-120.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Revista Psicologia em Estudo, v.6, n.1, 2001, p.17-27.

KASTRUP, Virgínia; BARROS, Regina Benevides. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010. p 76-91.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MOURA. Caderno de leituras Carlos Drummond de Andrade: orientação para o trabalho em sala de aula. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. Fotos em sites: geografias da cultura contemporânea. Geografares, n.7, p. 9-21, 2009.

OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. A educação visual dos mapas. Revista Geográfica de America Central. v. 2, n. 47 E, p. 1-20, 2011.

OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de; GIRARDI, Gisele. Diferentes linguagens no ensino de geografia. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA. Goiânia, 2011. Anais do XI ENPEG, Goiânia, 2011, v. 1, p. 1-9.

PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina B. Pista 1: A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 17-31.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.

PAULSTON, Rolland G. (Ed.). Social Cartography: mapping ways of seeing social and educational change. New York / London: Garland, 1996.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: UFRGS: Sulina, 2007.

SANTOS, Boaventura de Souza. Uma cartografia simbólica das representações sociais: prolegómenos de uma concepção pós-moderna do direito. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 24, p. 139-172, 1988.

SEEMANN, Jörn. Mapas, mapeamentos e a cartografia da realidade. Revista Geografares, n. 4, p. 49-60, 2003.

SIBERTIN-BLANC, Guillaume. Cartographie et territoires. La spatialité géographique comme analyseur des formes de subjectivité selon Gilles Deleuze. L’Espace géographique, v. 39, n. 3, p. 225-238, 2010.

TAVARES, Romero. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, v. 12, p. 72-85, 2007.

YOUNG, Eugene B.; GENOSKO, Gary; WATSON, Jannel. The Deleuze and Guattari dictionary. London/New York: Bloomsbury, 2013.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.